TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Operacional

Monografias: Auditoria Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

a) Mediante o conceito de auditoria operacional é possível você como auditor interno auxiliar esta empresa? (2,0 pontos)

A auditoria operacional através das técnicas da contabilidade

b) De acordo com os conceitos dos três Es: Economia, Eficiência e Eficácia, descreva uma solução de ação econômica, outra ação eficiente e uma outra de ação eficaz a ser tomada pela empresa em estudo. (3,0 pontos)

2) Você foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da área financeira.

Durante a execução dos exames de auditoria, você solicitou os relatórios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsável pelo departamento informou que os controles eram efetuados em um sistema instalado no computador do departamento, e imprimiu um relatório para que você analisasse. Ao analisar o relatório, observou que a empresa possuía muitas contas a receber em aberto, e que estas contas estavam vencidas há mais de 60 dias. Você questionou o responsável pelo controle de contas a receber, e este informou, que fazia aproximadamente 30 dias que ele não conseguia atualizar as baixas no sistema, pois estava sobrecarregado de serviço. O outro relatório fornecido foi o de contas a pagar. Analisando o relatório, você observou que ele não tinha muitas contas em aberto, mas três fornecedores lhe chamaram a atenção, pois estavam atrasados há mais de 120 dias. Circularizando (enviando cartas) os fornecedores, você pode verificar que dois deles já estavam quitados. Apenas um deles estava realmente atrasado, mas o responsável não soube explicar o motivo exato do atraso, apenas informou que deveria ter sido esquecimento. Além dos pontos observados, ao analisar a documentação do departamento, foi observado que a maioria dos documentos que deveriam ser pagos pela empresa, estavam acompanhados de cópias de cheques. Porém foi notado que havia várias cópias que estavam sem o efetivo documento que justificasse a emissão do cheque.

Pede-se:

a) Identifique as fragilidades de controles e de procedimentos internos que possam comprometer a salvaguarda dos ativos da empresa. (2,0 pontos)

b) Para cada fragilidade, por você identificada na alínea a, sugira o princípio de controle interno que deve ser adotado pela empresa para melhoria dos seus controles. Justifique o porquê de cada princípio por você sugerido. (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com