TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria (incompleto)

Exames: Auditoria (incompleto). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

NATALIA KIRST

AUDITORIA CONTÁBIL

São Miguel do Oeste – Santa Catarina

2013

NATALIA KIRST

AUDITORIA CONTÁBIL

Trabalho da Disciplina de Metodologia Científica apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, Área das Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito à obtenção de nota.

Orientador: Prof. Msc. Dirce Terezinha Drebel Sehnem

São Miguel do Oeste – Santa Catarina

2013

RESUMO

Este presente trabalho

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

LISTA DE TABELAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 AUDITORIA CONTÁBIL

A principal função de um contador numa entidade, além de apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, é oferecer ao empresário as informações necessárias para que ele possa preservar seu patrimônio e prossiga a gestão dos negócios.

Sendo considerada uma técnica contábil, bem como um ramo da contabilidade, a Auditoria Contábil consiste basicamente em verificar se as informações obtidas através dos registros contábeis estão corretas e refletem a situação patrimonial.

Conforme Crepaldi (2004, p. 23) “pode-se definir auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade”.

No Novo Dicionário da Língua Portuguesa, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, auditoria significa:

Função de auditor. Local onde se exerce essa função. Exame formal das finanças, práticas gerenciais ou operações de uma empresa, pública ou privada. Os relatórios de uma auditoria são fontes seguras de orientação imparcial e especializadas para os negócios. Podem contribuir para melhorar a organização da empresa sugerindo mudanças em sua política, apontando erros e ajudando a aperfeiçoar suas operações.

2.1 ORIGEM DA AUDITORIA CONTÁBIL

O termo auditor no latim, audítor, óris, tinha o sentido de apenas “aquele que ouve”, “ouvinte”, nada podendo se prever com o que viria a se tornar aquele que daria opinião sobre algo que comprovou ou não.

A Auditoria iniciou com o intuito de confirmar dados dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e com as grandes empresas formadas por capital de muitas pessoas.

A auditoria contábil surgiu primeiramente na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comércio e primeira a instituir imposto sobre a renda. Além disso, já se praticava auditoria nas contas públicas da Inglaterra desde 1314.

Figura 1: Charge Auditoria

Fonte: William Medeiros (disponível em: http://william.com.br/blog/?p=548).

Consulta ao acervo em: 20 de maio de 2013

2.2 AUDITORIA CONTÁBIL NO BRASIL

No Brasil, a Auditoria surgiu na época colonial, quando o juiz era a pessoa de confiança do rei, designada pela Coroa portuguesa para conferir o recolhimento dos tributos ao tesouro, reprimindo e punindo fraudes. E no decurso do sistema capitalista, a Expansão comercial e a forte concorrência, despertaram nas empresas, antes familiares, a necessidades de aumentar suas instalações, investir em tecnologia e aperfeiçoar os controles e procedimentos internos, como por exemplo, a redução de custos, com a intenção de tornar seus produtos mais competitivos no mercado. Para a consecução desses objetivos, tornou-se necessário atrair recursos de terceiros, por meio de empréstimos em Longo prazo e abertura do Capital social a novos acionistas.

Os investidores precisavam obter informativos sobre a situação financeira e patrimonial, a solvência e a gestão dos recursos da empresa para avaliara segurança, o grau de Liquidez e a rentabilidade. Assim, as demonstrações contábeis tornaram-se os informativos mais importantes, e para maior segurança, os investidores passaram a exigir que as demonstrações fossem examinadas por profissionais independentes e de capacidade técnica reconhecida, a exemplo do que já era realizado nos Estados Unidos da América, na Inglaterra e em outros países desenvolvidos. No ano de 1931, através do Decreto nº 20.158, a profissão de guardador de livros passou a ser regulamentada, no que se incluía a função de auditor. E no ano de 1945, por ocasião da lei nº 7.988, foi criado o curso de Ciências Contábeis, de nível superior, e de Técnico, de nível médio, tomando a Auditoria uma prerrogativa daquele profissional. Até então, os trabalhos de auditoria, no Brasil, eram escassos e necessários apenas para o controle administrativo e à formulação de pareceres sobre balanços, ainda como atos formais.

Até que com o final da segunda guerra mundial, os escritórios estrangeiros, acompanhando as instalações de empresas no país, convenceram o empresariado nacional sobre a importância do trabalho de auditoria, e no ano de 1976, com o advento da Lei nº 6.404, o parecer do auditor independente nas demonstrações contábeis das companhias abertas tornou-se obrigatório e impulsionou a Auditoria brasileira.

Com o aumento na participação da economia mundial o Brasil, a partir de 1909, começa a importar padrões internacionais, conforme Quadro 1.

Quadro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com