TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 01: Introdução Ao Estudo Das Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Aula-tema 01: Introdução Ao Estudo Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Regulamentação e Controle Social

Quais valores, normas e costumes de outras culturas podem ser citados como exemplos contrastantes com a realidade cultural brasileira? Como lidar com as diferenças sem ter uma postura etnocêntrica?

Aula-tema 06: As Instituições Sociais

Quais instituições sociais podem ser consideradas as mais representativas da sociedade brasileira e do ser brasileiro? Por quê?

A Família - porque é o primeiro processo de SOCIALIZAÇÃO que o individuo sofre;é ela que ensina os primeiros valores morais e que ajudam a formar o seu caráter.

A Igreja - porque ensina certos valores morais e ético;

há também grupos conservadores que defendem o apego à tradição,algumas igrejas “renovadas” (Evangélicas), entre eles o movimento da Renovação Carismática (Igreja Católica) etc.

O Estado - porque possui uma responsabilidade de organizar a sociedade,ele exerce essas funções por meio de leis e, em última instância, pelo uso da força e da violência legítima, desde que baseado na lei.

A escola - É por meio da educação que os povos transmitem às gerações sua herança cultural, seus conhecimentos, seu modo de vida e suas regras e valores. Ao passar por ela, os indivíduos adquirem as informações e condições necessárias para uma vida ativa (inclusive econômica) em sociedade e são preparados para conviver com os outros de acordo com as normas dos grupos sociais a que pertencem.

Aula-tema 07: As Diferenças Sociais

Para postar a Atividade Colaborativa para correção, o grupo deve apresentar uma análise que responda à seguinte questão: “O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?”. Por isso, compartilhe com seus colegas no Fórum sua resposta à seguinte pergunta: qual, na sua opinião, é a característica mais marcante do Brasil e do brasileiro?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com