TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais - Aula-tema 02: Cultura

Casos: Ciências Sociais - Aula-tema 02: Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 7

Considerando as relações que podem ser construídas entre a “sociedade” e a “cultura”, julgue as afirmações que seguem como verdadeiras ou falsas.

I – A sociedade é um sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros.

II – Nenhuma cultura pode existir sem sociedades e, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura.

III – As variações culturais entre os seres humanos são explicadas por fatores biológicos, pois as culturas são cargas genéticas.

IV – A cultura pode ser discutida separademente da sociedade, fato aliás garantido pelo princípio da neutralidade da análise sociológica.

V – Sem cultura, os indivíduos não seriam sequer humanos.

Escolher uma resposta.

a. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Verdadeira, V - Verdadeira

b. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Verdadeira, IV – Verdadeira, V - Falsa

c. I – Falsa, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Verdadeira, V - Verdadeira

d. I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Verdadeira, V – Falsa.

e. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V - Verdadeira Correto

Resposta correta: I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V – Verdadeira

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta e auxilia na compreensão das relações que existem entre a sociedade e a cultura. As afirmações falsas são a III e a IV. A afirmação III é falsa por associar a cultura a uma herança genética, quando na verdade a cultura é formada por uma herança social. Já a afirmação IV é falsa por afirmar que a cultura pode ser compreendida de maneira independente da sociedade na qual se insere.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, que podem parecer estranhos às pessoas provenientes de outros contextos culturais. Sobre a postura dos cientistas sociais, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. O relativismo cultural não significa necessariamente que todos os costumes e comportamentos sejam igualmente legítimos, pois o papel do sociólogo é justamente evitar respostas automáticas e examinar questões complexas a partir dos mais diferentes ângulos possíveis

b. Diante do contato com uma outra cultura é preciso relativizar; isso implica a compreensão cultural em termos de seus próprios significados e valores.O relativismo cultural não significa necessariamente que todos os costumes e comportamentos sejam igualmente legítimos, pois o papel do sociólogo é justamente evitar respostas automáticas e examinar questões complexas a partir dos mais diferentes ângulos possíveis.

c. Diante do Diante do contato com uma outra cultura é preciso relativizar e isso implica a compreensão cultural em termos de seus próprios significados e valores

d. Um exemplo de choque cultural entre o Oriente e o Ocidente pode ser a constatação de que filhotes de cachorro são adotados como animais de estimação na Europa, ao passo que são tidos como iguarias para alimentação em um mercado chinês

e. A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e a forma de viver, deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios. Correto

Resposta correta: A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e a forma de viver, deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque a prática do etnocentrismo remete sim à comparação de outras culturas com a nossa e deve ser evitada porque uma cultura não pode ser compreendida com outras categorias que não as suas próprias. Além disso, a diversidade cultural deve ser completamente aceita e respeitada. Os indivíduos são diferentes porque suas sociedades são diferentes, não há qualquer possibilidade de se tomar a hegemoneização cultural como a melhor tendência para quaisquer sociedades, sejam elas quais forem.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

A reflexão sobre os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural destaca a importância da resistência em aplicar os padrões culturais gerais a pessoas que vivem em contextos muito diferentes. Por outro lado, é também problemático aceitar explicações culturais para situações que vão contra os valores e as normas que você considera como certos. Certas realidades são bastante complexas e desafiadoras neste sentido. Considere o caso das mulheres no Afeganistão, que sob o controle do Talibã, foram submetidas a normas rígidas que governavam todos os aspectos de suas vidas, obrigando-as, entre outras coisas, a se apresentarem em público apenas vestindo a burca.

burca

Disponível em: http://n.i.uol.com.br/ultnot/0906/23burcalemonde.jpg. Acesso em 08/10/10.

Diante de casos extremos, como o citado, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Qualquer cultura que não respeite os Direitos Humanos deve ser transformada em nome de um mundo mais justo

b. O sociólogo deve analisar questões como esta, ou seja, realidades nas quais normas e valores culturais não coincidem, por meio das mais diferentes perspectivas possíveis Correto

c. Certas culturas desafiam toda e qualquer possibilidade de relatividade cultural e, nestes casos, ser etnocêntrico é perfeitamente compreendido, inclusive antropologicamente

d. Até mesmo guerras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com