TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais - Aula-tema 01

Monografias: Ciências Sociais - Aula-tema 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 01: Introdução ao estudo das Ciências Sociais.

1 - A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

I) A Sociologia, como disciplina científica, nasceu no século XIX, contudo, pode-se dizer que ainda é uma disciplina que está em processo de formação.

II) Auguste Comte foi o primeiro a utilizar o termo Sociologia e o fez para substituir a expressão Física Social. Suas explicações sociais estavam fundamentadas em princípios positivistas.

III) A Sociologia é a única ciência que tem a liberdade para fazer uso do senso comum, já que trata-se de uma área em que o homem é ao mesmo tempo pesquisador e pesquisado.

IV) A Sociologia é a ciência que estuda as influências da sociedade na vida dos indivíduos, por isso as análises sociológicas enfocam o indivíduo em particular, evitando priorizar a articulação do seu respectivo comportamento a fatos sociais diversos.

Estão corretas as alternativas:

Escolher uma resposta.

a. II e IV

b. I, III e IV

c. I e II Correto

d. III e IV

e. I, II e IV

Resposta Correta: I e II.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta pois as alternativas I e II trazem afirmações verdadeiras e são elementos para pensar a respeito do surgimento da metodologia como ciência. A alternativa III é equivocada por estabelecer uma ligação indevida entre a Sociologia e o senso comum, pois, como ciência, a Sociologia deve fazer suas análises somente por meio de métodos científicos e o pesquisador precisa fazer seu trabalho pautado nos princípios da objetividade e da neutralidade. Já a alternatica IV está equivocada por afirmar que a Sociologia se faz por meio de análises centradas somente nos indivíduos e não em aspectos sociais gerais, como de fato acontece.

Question 2

Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo do sociólogo é o fato social. Assim, é possível apontar que na visão durkheiminiana:

Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmativas são falsas

b. o suicídio é um fato social que pode ser compreendido a partir da decisão exclusiva do indivíduo, sem necessariamente considerar fatores oriundos do grupo social

c. os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, mas não possuem poder coercitivo para influenciar totalmente a vida de todas as pessoas, já que algumas evitam tal dominação

d. os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação Correto

e. os fatos sociais devem ser tomados como coisas, por isso o sociólogo não possui um objeto de estudo que se diferencie de outros cientistas

Resposta correta: Os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque expressa a visão específica de Durkheim e sua teoria sobre o fato social.

O fato social é justamente o que, na teoria durkheiminiana, tem a função se conferir singularidade à Sociologia como ciência, sendo objeto de estudo exclusivamente do sociólogo. O poder coercitivo do fato social sobre o indivíduo foi intensamente defendido por Durkheim. Por fim, é errado desconsiderar a relação entre o indivíduo e o grupo social para se compreender o suicídio como fato social.

Question 3

O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O marxismo aponta que uma sociedade só pode ser compreendida a partir de uma realidade que deriva de fatos econômicos, dividida em classes sociais distintas: capitalistas e proletários

b. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo

c. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo

d. A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir Correto

e. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas

Resposta correta: A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta já que todas as alternativas trazem afirmações verdadeiras, com a exceção da que nega a influência do Marxismo sobre a constituição do pensamento e das análises históricas e sociológicas, seja no processo de constituição dos mesmos ou até mesmo na atualidade. O pensamento marxista é bastante presente no contexto das Ciências Sociais.

Question 4

A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:

Escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com