TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais Aula-tema 1 - 4

Artigo: Ciências Sociais Aula-tema 1 - 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 7

Ciências sociais

Aula-tema 1

1- A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

I) A Sociologia, como disciplina científica, nasceu no século XIX, contudo, pode-se dizer que ainda é uma disciplina que está em processo de formação.

II) Auguste Comte foi o primeiro a utilizar o termo Sociologia e o fez para substituir a expressão Física Social. Suas explicações sociais estavam fundamentadas em princípios positivistas.

III) A Sociologia é a única ciência que tem a liberdade para fazer uso do senso comum, já que trata-se de uma área em que o homem é ao mesmo tempo pesquisador e pesquisado.

IV) A Sociologia é a ciência que estuda as influências da sociedade na vida dos indivíduos, por isso as análises sociológicas enfocam o indivíduo em particular, evitando priorizar a articulação do seu respectivo comportamento a fatos sociais diversos.

Estão corretas as alternativas:

Resposta correta: I e II

2- Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo do sociólogo é o fato social. Assim, é possível apontar que na visão durkheiminiana:

Resposta Correta. Os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação

3- O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Resposta correta. A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir

4- A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:

Resposta correta. As mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

5- Considerando a Sociologia como ciência, é correto apontar que:

Resposta correta. A Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais

6- Associe os principais nomes da sociologia a seus respectivos pensamentos:

I. Auguste Comte A. Existem regras a serem seguidas na análise dos problemas sociais, que devem ser considerados como coisas à medida que podem ser individualizados e portanto observáveis.

II. Émile Durkheim B. O mundo real, a economia e as relações de produção determinam o pensamento do homem.

III. Max Weber C. O positivismo é responsável pela organização da sociedade ao estabelecer a ordem nas ideias e nos conhecimentos por meio da criação de crenças comuns.

IV. Karl Marx D. O tipo ideal é um instrumento de análise dos acontecimentos ou situações concretas que exigem conceitos precisos e claramente definidos.

Resposta correta.

I – C ; II – A ; III – D ; IV – B

Aula-tema 2

1- Considerando as relações que podem ser construídas entre a “sociedade” e a “cultura”, julgue as afirmações que seguem como verdadeiras ou falsas.

I – A sociedade é um sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros.

II – Nenhuma cultura pode existir sem sociedades e, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura.

III – As variações culturais entre os seres humanos são explicadas por fatores biológicos, pois as culturas são cargas genéticas.

IV – A cultura pode ser discutida separademente da sociedade, fato aliás garantido pelo princípio da neutralidade da análise sociológica.

V – Sem cultura, os indivíduos não seriam sequer humanos.

Resposta correta. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V – Verdadeira

2- Toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, que podem parecer estranhos às pessoas provenientes de outros contextos culturais. Sobre a postura dos cientistas sociais, assinale a alternativa incorreta:

Resposta correta. A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e a forma de viver, deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios.

3- A reflexão sobre os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural destaca a importância da resistência em aplicar os padrões culturais gerais a pessoas que vivem em contextos muito diferentes. Por outro lado, é também problemático aceitar explicações culturais para situações que vão contra os valores e as normas que você considera como certos. Certas realidades são bastante complexas e desafiadoras neste sentido. Considere o caso das mulheres no Afeganistão, que sob o controle do Talibã, foram submetidas a normas rígidas que governavam todos os aspectos de suas vidas, obrigando-as, entre outras coisas, a se apresentarem em público apenas vestindo a burca.

Resposta correta. O sociólogo deve analisar questões como esta, ou seja, realidades nas quais normas e valores culturais não coincidem, por meio das mais diferentes perspectivas possíveis.

4- "Os estrangeiros que entrarem na França precisarão assinar um contrato, reconhecendo que vestir o véu islâmico completo está proibido, afirmou hoje a ministra das Famílias, Nadine Morano. A cláusula "sem burca" e uma segunda provisão rejeitando a mutilação genital feminina deverão ser adicionadas ao "contrato de integração", exigido desde 2007 às pessoas que estão entrando no país."

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com