TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento das passagens

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Recentemente a população de varias cidades foi surpreendida por mais um aumento abusivo das passagens do transporte coletivo. O chamado “reajuste” de passagem ocorreu por debaixo dos panos, sem nenhuma discussão com a sociedade ou estudo técnico que comprovasse a necessidade de aumento. Isto é, na verdade, um assalto ao bolso dos usuários e mais dinheiro nos bolsos dos empresários.

Mesmo com as conquistas obtidas nas ruas em junho de 2013, que garantiram a redução das tarifas em mais de 100 cidades brasileiras ainda pagamos no Brasil umas das passagens mais caras do mundo. E o pior é que o preço abusivo não corresponde com a qualidade do transporte público. Vivemos diariamente com ônibus super lotados, com frotas muito velhas e grande demora nos pontos de embarcação. Isto acontece porque no Brasil o transporte é administrado por empresas privadas, que na verdade se organizam como uma máfia e lucram milhões por dia às custas da população.

            Já as Prefeituras e Câmaras Municipais, que deveriam defender a população, são mais do que omissos, são verdadeiros cúmplices da máfia dos transportes. Foram estes empresários que nas capitais financiaram a campanha da maioria dos Prefeitos e da maioria absoluta dos vereadores eleitos e agora vem cobrar estes “investimentos” no bolso da população. O conluio da máfia com o poder público é tão grande que inúmeros municípios tem seu sistema de transporte operando sem nenhuma concessão pública ou legislação regulamentadora.

            Este aumento das passagens significa muito no bolso dos trabalhadores, pois segundo o IBGE as famílias brasileiras gastam mais com transporte do que com a alimentação. Além disso o fato da maioria das cidades brasileiras não adotarem a política de passe livre estudantil faz com que 30 % dos estudantes parem de estudar por não ter dinheiro para chegar à escola ou universidade. 

        Várias cidades estão se organizando para combater este aumento abusivo das passagens, atos e manifestações estão sendo convocados para os próximos dias, apresentando uma possibilidade clara de vencer a máfia dos transportes. A articulação da luta em nível nacional é um passo importante para obtermos conquistas e assim como em junho de 2013 construir uma cadeia de vitorias em cima da máfia do transporte coletivo.

        É fundamental mobilizar os trabalhadores e a juventude em torno desta pauta, precisamos construir grandes atos e passeatas em todo o Brasil para combater este aumento abusivo. Só a luta e a organização do povo é capaz de enfrentar a força do capital e a ganância dos empresários.

-Não ao aumento das passagens!

-Passe livre para todos os estudantes!

-Pela Imediata auditoria nas empresas de transporte.

Gladson Reis- Diretor da União Nacional dos Estudantes e membro da Coordenação Nacional da UJR.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com