TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Australia - Resumo Geral

Por:   •  13/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 7

Austrália – Resumo:

  • Comunidade da Austrália:

        Habitada por tribos aborígines e avistada por portugueses e espanhóis  durante a época das grandes navegações, A Austrália só foi invadida por outros povos em 1770 quando o capitão inglês James Cook tomou posse das terras pelo seu pais e só foi colonizada 18 anos depois quando a Inglaterra resolveu utilizar o pais como uma “colônia penal” para presos com mais de 7 anos de pena, apesar disso, apenas em 1945 a Austrália relaxa suas leis de imigração e aumenta a sua população em um terço.

        Passou a fazer parte da Comunidade Britânica em 1901 e teve sua independência em 1942 apesar de continuar com laços com a Inglaterra.

        Dividida em seis estados e dois territórios a Austrália tem uma área de

7.617.930 km² e  assim é o sexto maior pais do mundo.

        O país não tem uma língua oficial, apesar disso a língua mais utilizada é o inglês, sua maior faixa etária de população é entre 15-64 anos com 66,7%

e a expectativa de vida no país tem uma média geral de 81,6 anos, sendo 79,3 para homens e 83,9 para mulheres.

        Outros dados impressionantes sobre a Austrália são que apenas 1% da população acima dos 15 anos não sabem ler, a taxa de mortalidade infantil no país, em 2007, foi de 4,57 mortes a cada 1000 nascimentos, e o país tem uma taxa de criminalidade baixíssima.

        O produto interno do bruto do país estava estimado em R$ 3,05 trilhões

no ano de 2011 e assim colocava o país na décima terceira posição no ranking dos países como maior PIB do mundo,já o PIB per capita estava estimado em R$ 134.208,21 no ano de 2012 sendo o sexto maior do mundo.

        Além dos fatores já citados, outros fatores também levam a Austrália a ser um dos melhores países para se viver, são, o Índice de Desenvolvimento Humano que é de 0,935 (dados de 2014) e assim é o segundo maior do Mundo perdendo apenas para a Noruega, e a taxa de crescimento anual que foi de 4,3% entre 2011 e 2012.

Fontes:

http://brazil.embassy.gov.au/bras/LivroNaRuaLivroNaRua.html#governo

http://www.australiancentre.com.br/intercambio/site/australia/cultura.php

http://www.infoescola.com/demografia/populacao-da-australia/

  • Configuração Social/Cultural:

        Assim como o Brasil, a Austrália é considerada um país multicultural, grande parte da sua população tem descendência inglesa, porem, virem no país pessoas de inúmeras regiões do mundo, para se ter uma atualmente certa da metade da população Austrália nasceu ou é filho de pessoas de outro país.

        Essa invasão de imigrantes no país começou principalmente após a Segunda Guerra-Mundial  quando o pais entrou em um crescimento econômica decorrente principalmente da abertura de inúmeras mineradoras na região.

        Uma prova dessa diversidade de povos são os restaurantes do país que servem desde pratos italianos até pratos thailandeses.

        O país não tem um idioma oficial, porém, o idioma predominante  é o inglês, mesmo assim por conta dos sotaques e gírias ele varia muito de região para região, assim um australiano que mora em Outback por exemplo, não tem o mesmo inglês que um australiano de Sydney. Assim como no idioma, a Austrália tem uma religião livre, porem a maioria de seus habitantes é cristã.

        Outro fator curioso é que cerca de 90% da população vive na costa litorânea  e só  10% no interior do país, porém não á diferença significava de renda entre essas pessoas.

        Um ponto de destaque do país é a qualidade no sistema de educação, das duzentas melhores universidades do mundo sete são australianas.

        Por conta de toda essa diversidade do país o povo australiano é considerado amigável e nem um pouco preconceituoso com imigrantes como acontece em parte da Europa.

Fontes:

http://www.infoescola.com/demografia/populacao-da-australia/                         http://www.australiago.com/sociedade.php

http://www.australiancentre.com.br/intercambio/site/australia/cultura.php

  • Austrália Política/Governo:

        

        Com sua primeira Constituição criada em 01 de janeiro de 1901 a Austrália é governada por um sistema de monarquia constitucional com uma divisão de poder federal, e pertence a coroa britânica, porem apenas por motivos figurativos já que não tem poder político.

        Partidos políticos escolhem representantes e candidatos a primeiro ministro nas eleições gerais, e assim como no Brasil o voto é obrigatório e cidadãos que não comparecem na votação pagam multa.

        O chefe de estado britânico é um “Governador-Geral” que é indicado pelo poder monarca junto com o primeiro-ministro, alem disso o parlamento é divido em duas câmaras: o Senado que é considerado “Câmara dos estados” onde cada estado elege 12 senadores, e a Câmara dos representantes conhecida também por “câmara do povo”,onde são escolhidos representantes políticos para casa região eleitoral do pais.                                                 Um dos motivos para a política do país “funcionar” e o índice de corrupção do país ser tão baixo é alem da organização política, é o constante debate entre os governantes e os oposição, principalmente por esse motivo falhas no governo poucas vezes passam em branco e sempre são discutidas propostas para melhorar a vida do cidadão australiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com