TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Resumo Geral Economia Final

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Produto Interno Bruto (PIB) = é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.

Produto Nacional Bruto (PNB) = é a renda efetivamente pertencente aos residentes do país. Somando o PIB a renda recebida do exterior e subtraindo a renda enviada ao exterior.

Renda Nacional (RN) = é a soma dos rendimentos pagos aos fatores de produção no período como salários, juros, alugueis e lucros.

CALCULOOOOO (pag. 135. “9.5.3”)

  1. Multiplicador keynesiano de gastos (Pág. 161): é um multiplicador de despesas ou gastos que mostra que se a economia estiver com recursos desempregados, um aumento na demanda agregada provocará um aumento da renda nacional.

{quanto maior a propensão a consumir da coletividade, maiores os gastos com bens e serviços, em cada etapa, e maior o efeito multiplicador; maior a propensão a poupar, menor o multiplicador}.

{se os setores estivessem operando a plena capacidade, uma injeção adicional de recursos só levaria ao aumento de preços, não do produto, podendo detonar um processo inflacionário}.

K = 1/ (1-c)

Renda Nacional (Y) = Y = 1 / (1-c) (Ca + I)

Onde,

c= Propensão Marginal a Consumir (PMgC).

Ca = Consumo autônomo das famílias e I = gastos agregados de investimentos das empresas.

O papel da Política Fiscal na situação: economia com desemprego – aumento dos gastos públicos; diminuição da carga tributaria; subsídios e estímulos as exportações e tarifas e barreiras as importações.

Economia com inflação – diminuição dos gastos públicos; elevação da carga tributaria e elevação das importações.

  1. Para exercer suas funções, o Bacen utiliza vários instrumentos de política monetária: Controle das emissões; Depósitos compulsórios (ou reservas obrigatórias dos bancos comerciais junto ao Bacen - % sobre os depósitos à vista); Operações com mercado aberto ( compra e venda de títulos públicos); Operações de redesconto (liberação de recursos do Bacen aos bancos comerciais: por falta de liquidez dos bancos ou por motivo de política econômica, como as linhas especiais de crédito.

Moeda: representa o elo entre o lado real e o lado monetário da economia

Metodologia escolhida para se estudar esta relação: Teoria Quantitativa da Moeda

MV = Py

onde,

M = quantidade de moeda em circulação;

V = velocidade de circulação da moeda (ou velocidade-renda da moeda);

P = nível geral de preços

y = renda real (isto é, y = PIBnominal / Deflator)

Se o diagnóstico é de subemprego, recomendam-se medidas monetárias expansionistas, que elevem a demanda agregada, tais como:

  • Redução da taxa de juros;
  • Aumento das emissões;
  • Diminuição da taxa do compulsório;
  • Recompra de títulos públicos;
  • Reestruturação do crédito: elevando montante e prazos de financiamentos.

Política monetária expansionista: M – aumenta; V – constante; P – constante; Y – aumenta.

Se o diagnóstico for de inflação (OA < DA), recomendam-se medidas monetárias contracionistas, que reduzem a demanda, tais como:

  • Elevação da taxa de juros;
  • Redução das emissões pelo Bacen;
  • Venda de títulos públicos;
  • Elevação da taxa do compulsório;
  • Restrições ao crédito: redução de montantes e encurtamento de prazos.

Política monetária contracionista : M – reduz; V – constante; P – reduz; y – constante.

  1. Se a taxa de cambio se encontrar em patamares elevados (moeda nacional desvalorizada e moeda internacional valorizada) estimulará as exportações, pois os exportadores passarão a receber mais reais pela mesma quantidade de divisas derivadas da exportação; em consequência haverá maior oferta de divisas. Política de desvalorização cambial - torna a moeda nacional mais barata relativamente às moedas estrangeiras. Quais são as consequências disso? Os produtos importados ficam mais caros na moeda nacional, reduzindo importações; entretanto, produtos essenciais, como o trigo, continuarão sendo importados, provocando aumentos de custos – “inflação de custos”. Do lado das importações, se os preços dos produtos importados se elevam, em moeda nacional (os importadores pagarão mais reais pelos mesmos dólares pagos antes nas importações), haverá um desestimulo as importações e, consequentemente, uma queda na demanda por divisas.

Política de valorização cambial - torna a moeda nacional mais forte relativamente às moedas estrangeiras. Quais são as consequência disso? Estimula as importações; aumenta a concorrência dos produtos importados com os nacionais; mantém sob pressão os preços internos, evitando a alta da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com