TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autonomia de meios de comunicação política novos e insubstituíveis

Artigo: Autonomia de meios de comunicação política novos e insubstituíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  170 Visualizações

As novas tecnologias de informação estão reformulando profundamente a cultura política. A sociedade civil do século 21 depende da internet e de outros dispositivos de comunicação para usar como infraestrutura e como um “porto seguro” digital onde as conversas cívicas possam ser incubadas. Isso vale especialmente para os países onde as mídias impressa e falada sofrem rígida censura. Em poucas palavras, a tecnologia deu autonomia a novos e indispensáveis meios de comunicação política e habituou os cidadãos à ação e ao pensamento democráticos.

A sociedade civil costuma ser definida como uma comunidade — criada e sustentada por si própria — de pessoas que compartilham valores básicos e organizam atividades políticas, econômicas ou culturais de forma voluntária, independente do Estado. É formada por grupos de todos os tamanhos, da Anistia Internacional às ligas de boliche de bairros americanos e às comunidades on-line em todo o mundo.

Os grupos cívicos adquirem importância especial durante a época de eleições, porque representam perspectivas diversas e as disseminam amplamente através dos meios de comunicação. O leque de opiniões expressas assegura aos cidadãos que, na democracia, nenhum grupo pode julgar-se com o direito de representar toda a sociedade. Pelo contrário, a variedade de grupos contribui para a definição das metas nacionais e ajuda a dar forma às políticas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com