TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distância - AD1 - 2012.2

Monografias: Avaliação A Distância - AD1 - 2012.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1 – 2012.2

Disciplina: Planejamento e Gestão de Projetos

Coordenador: Pítias Teodoro

Questão 1

1.1) Conceitue, com suas palavras, o processo de gerenciamento de projetos Iniciação.

Processo de Iniciação é o processo por meio do qual os interessados, eventualmente junto com o futuro gerente do projeto, definem e autorizam o projeto ou uma fase do projeto.

1.2)

a) Retire do texto Acesso ao crédito e revitalização do comércio de Barra Mansa (indicar o nº da página e o parágrafo) uma atividade e ou um produto que seja sirva como exemplo do processo de gerenciamento de projetos Iniciação.

Na pag. 1 do texto o último parágrafo apresenta um exemplo do processo de gerenciamento de projetos Iniciação: “Diante desse cenário, as entidades empresariais e o poder público passaram a discutir alternativas para o fortalecimento econômico do setor. Em 2002, foi proposto um projeto visando à criação do Shopping a Céu Aberto. No mesmo período também foram fomentadas as ações de associativismo empresaria”.

b) Justifique a escolha do exemplo.

A atividade de definir como será o projeto compõe o processo de iniciação. Neste momento do projeto os envolvidos estarão definindo, em linhas gerais, qual o objetivo do projeto, quais os resultados esperados e qual o esforço necessário para se chegar aos mesmos. Estes aspectos serão definidos de forma mais objetiva na etapa seguinte – o processo de Planejamento.

Questão 2

2.1) Conceitue, com suas palavras, o processo de gerenciamento de projetos Planejamento.

Processo de Planejamento é o processo por meio do qual os interessados junto com o gerente do projeto definem e refinam os objetivos e planejam as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado.

2.2)

a) Retire do texto Acesso ao crédito e revitalização do comércio de Barra Mansa (indicar o nº da página e o parágrafo) uma atividade e ou um produto que seja sirva como exemplo do processo de gerenciamento de projetos Planejamento.

Na pag. 4 do texto o 1º parágrafo apresenta um exemplo do processo de gerenciamento de projetos Planejamento: “Em 2003, a Prefeitura de Barra Mansa e as entidades empresariais se uniram com o objetivo de estruturar um projeto visando ao fortalecimento do centro comercial local, tendo como âncora o conceito de shopping a céu aberto e o associativismo para a união e o fortalecimento das empresas do setor.

b) Justifique a escolha do exemplo.

A união das entidades empresariais com a Prefeitura tinha, naquele momento, o objetivo de estruturar um projeto de intervenção no Centro de Barra Mansa. Uma atividade que possui como referência o processo de gerenciamento de projetos Planejamento.

Questão 3

3.1) Conceitue, com suas palavras, o processo de gerenciamento de projetos Execução.

Processo de Execução é o processo por meio do qual o gerente e a equipe do projeto integram pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto para o projeto. Nesta fase os recursos são transformados nos produtos esperados pela concretização do projeto.

3.2)

a) Retire do texto Acesso ao crédito e revitalização do comércio de Barra Mansa (indicar o nº da página e o parágrafo) uma atividade e ou um produto que seja sirva como exemplo do processo de gerenciamento de projetos Execução.

Na pag. 5 do texto o 6º parágrafo apresenta um exemplo do processo de gerenciamento de projetos Execução: “Já em 2003, as obras de revitalização começaram a ser implementadas pela prefeitura. A primeira fase envolvia a intervenção em três praças e quatro ruas, melhorando o sistema de esgoto, iluminação, asfalto, calçadas, além do tratamento paisagístico”.

b) Justifique a escolha do exemplo.

A iniciativa da prefeitura de revitalizar a área de abrangência do projeto trata-se da execução de parte das atividades que foram definidas no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com