TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Sociologia 2º Ano - Karl Marx

Dissertações: Avaliação Sociologia 2º Ano - Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 6

1. (UEL 2004) No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma: “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?”

A relação entre lucro capitalista e remuneração da força-de-trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.”

(BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis?

(A) Aumentar o número de veículos vendidos.

(B) Transferir sua fábrica para regiões cuja força-de-trabalho seja altamente qualificada.

(C) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.

(D) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.

(E) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital.

2. (Mackenzie 2003) Karl Marx (1818-1883) acreditava que a história humana, assim como as operações da natureza, eram governadas por uma lei científica, rejeitadas todas as interpretações religiosas, tanto da natureza como da História. Segundo as suas ideias, a história de todas as sociedades, até nossos dias, tem sido a história da luta de classes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características das ideias marxistas.

(A) A emancipação do proletariado, construída pelo próprio proletariado.

(B) A criação de condições, pela própria sociedade capitalista, para a eliminação das classes sociais por meio de revolução liderada pelos operários.

(C) A base econômica da sociedade, a infraestrutura, determina a superestrutura que corresponde à organização jurídico-política e à ideologia.

(D) As relações estabelecidas entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores são chamadas de relações sociais de produção.

(E) A luta de classe entre o proletariado e a classe operária será o motor da história, uma vez que os seus interesses são irreconciliáveis.

3. (Unicamp 2011) A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas.

A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.

(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.)

As proposições dos enunciados anteriores podem ser associadas ao pensamento conhecido como

(A) materialismo histórico, que compreende as sociedades humanas a partir de ideias universais independentes da realidade histórica e social.

(B) materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção.

(C) socialismo utópico, que propõe a destruição do capitalismo por meio de uma revolução e a implantação de uma ditadura do proletariado.

(D) socialismo utópico, que defende a reforma do capitalismo, com o fim da exploração econômica e a abolição do Estado por meio da ação direta.

4. (Mackenzie 2007) Analise as proposições abaixo:

I. O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia, como resultado de um comércio altamente lucrativo: a exploração das colônias e a pirataria. Karl Marx designou essa fase como a da acumulação primitiva do capital.

II. A toda jornada de trabalho corresponderá uma remuneração, que permitirá a subsistência do trabalhador. No entanto, o trabalhador produz um valor maior do que aquele por que recebe na forma de salário, trabalho esse não pago, pelos donos das fábricas, das fazendas, das minas etc. Karl Marx designou esse processo como a mais-valia.

Das afirmações acima, relativas ao desenvolvimento do capitalismo,

(A) apenas I está correta.

(B) apenas II está correta.

(C) I e II estão corretas.

(D) nenhuma está correta.

5. (ENEM 2001) “… Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; …”

(SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com