TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia. Karl Marx

Ensaio: Sociologia. Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Ensaio  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Sociologia

Curso:Engenharia Civil

Professor:

Nome do aluno: Cristiano Kanashiro

Data: 12 de agosto 2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Segundo Marx, a estrutura social decorre das condições de reprodução da vida material. Desta forma, estudando diversas civilizações e aplicando o método do materialismo histórico, o pensador alemão apontou a existência de modos de produção diversos como o comunismo primitivo, o Escravista, o Feudal, o Capitalista e o Socialista do qual surgiria em sua conseqüência, o Comunista.

A partir do exposto, pesquise na internet ou referenciais afins sobre sociedades capitalistas e socialistas que existem na atualidade. Escolha dois países que representem cada qual um dos modos de produção investigados e apresente um quadro comparativo entre eles e o Brasil, destacando os seguintes indicadores: PIB, Renda per capita, IDH, sistema de governo. (3,0 pontos)

Apresente as fontes utilizadas em sua pesquisa, realizando a referência de acordo com as normas dos Trabalhos Acadêmicos da UNISUL disponível em: http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos

Questão 2

Em continuidade à questão 1, e com base no referencial teórico de Karl Marx, desenvolva um texto crítico de 20 a 30 linhas no qual sejam destacadas as diferenças e semelhanças percebidas a partir do quadro comparativo da primeira questão. (3,0 pontos)

Seu texto deverá levar em consideração:

* Os princípios de cada um dos modos de produção solicitados no enunciado da questão, como a questão da propriedade e da livre iniciativa;

* A forma de governo;

* PIB e IDH.

Questão 3

Com base nos conteúdos do referencial teórico de Emile Durkheim, em um texto de 8 a 15 linhas, faça uma análise crítica da letra da música de Raul Seixas, levando em consideração os conceitos de: Fato social, status social, papel social e formas de controle.

Você poderá utilizar citações diretas e ou indiretas para fundamentar sua análise, desde que estejam devidamente referenciadas. (4,0 pontos)

Quando Você Crescer (Raul Seixas)

O que que você quer ser quando você crescer?

Aguma coisa importante

Um cara muito brilhante

Quando você crescer

Não adianta, perguntas não valem nada

É sempre a mesma jogada

Um emprego e uma namorada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com