TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Karl Marx

Artigo: Sociologia - Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu Trier, Alemanha, em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, Inglaterra, em 14 de março de 1883. Marx foi o terceiro de oito filhos de uma família de classe média. Seu pai, Hirschel Heinrich Marx, e sua mãe, Henrietta Pressburg, eram de origem judia.

Karl Marx escreveu vários livros como A Questão Judaica (1843); Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (1843); Teses sobre Feuerbach (1845); AMiséria da Filosofia (1847); Crítica da Economia Política (1859); Crítica do Programa de Gotha(1875) e em parceria com o grande pensador alemão Friedrich Engels (1820-1895) as obras A Sagrada Família (1845); A Ideologia Alemã (1846); eO Manifesto do Partido Comunista (1848).

O filósofo, economista, historiador, jornalista, político e cientista social Karl Marx nunca escreveu um livro dedicado especificamente à metodologia da Sociologia para expor, mas deixou dispersas por numerosas obras escritas, um conjunto de reflexões metodológicas, nas quais desenvolve o seu próprio método por meio da crítica ao Idealismo Absoluto de Hegel (1770-1831), o Socialismo Utópico francês e à Economia Política inglesa.

O cerne das ideias de Marx é a luta de classes, o conflito entre duas classes sociais, a burguesia (classe exploradora e opressora) e o proletariado (classe explorada e oprimida). A burguesia é a classe proprietária dos meios de produção (capital, fábricas, terra, máquinas, ferramentas, matéria-prima etc.). O proletariado é a classe despossuída dos meios de produção e proprietária da força de trabalho.

O objetivo principal de Marx é abolir os antagonismos das classes sociais ao coletivizar os meios de produção e criar uma sociedade sem classes, uma sociedade igualitária, na qual todas as pessoas deveriam ter oportunidades iguais para desenvolverem suas potencialidades.

Marx é o pai do Socialismo Científico (junto com Engels) e de ideias notáveis para sua época como acumulação primitiva de capital, acumulação capitalista, exército industrial de reserva, mais-valia, alienação, luta de classes, fetichismo da mercadoria, comunismo, materialismo dialético e materialismo histórico. O sociólogo alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) e o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) são considerados os clássicos da Sociologia.

Em Londres, a partir de 24 de agosto de 1849, Karl Marx viveu a maior parte de sua vida intelectual, e sustentou sua família (esposa que transcrevia seus manuscritos, quatro filhas e dois filhos) com objetos penhorados, com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães como Das Volk e jornais americanos como New York Daily Tribune, como também, com livros publicados como O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1851) e A Guerra Civil na França (1871). Mas ele sempre contou mensalmente com a valiosa colaboração financeira do seu grande e verdadeiro amigo, o autor do célebre livro A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra(1845), Friedrich Engels (filho de rica e industrial família alemã com fábricas em Bremen e Manchester).

Marx era chamado de "Mouro" pelos familiares, devido à sua tez escura. Marx gostava de ler poesias de Goethe e Shakespeare. Com a morte por câncer da amada esposa Jenny von Westphalen, em 02 de dezembro de 1881, além do falecimento por câncer da mais velha e mais querida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com