TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES POLITICAS

Trabalho Escolar: AÇÕES POLITICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

participação social.

Ainda foram citados como desafios a não remuneração dos conselheiros a questão da burocracia nas ações a serem realizadas pelos conselhos e a falta de estimulo dos cidadãos em participar. Percebe-se claramente, que os avanços obtidos com a instituição dos órgãos de controle social, como os conselhos municipais, foram fundamentais para que houvesse o envolvimento direto da sociedade civil organizada nas ações da política local, entretanto, evidenciam-se ainda algumas limitações como: a falta de conscientização da população sobre os órgãos de controle social, representantes da sociedade civil descrentes com sua atuação nesses espaços e sem incentivo para propor e buscar mudanças, escassas iniciativas do poder público para mobilizar, estimular e valorizar a participação social, entre outras.

Esses conselhos têm como base a participação social, a democracia, a universalização dos direitos e a ampliação da cidadania. Entretanto, para que esse mecanismo funcione efetivamente como órgão de controle social é preciso que a sociedade civil seja atuante, conhecedora de suas atribuições e que se imponha diante das situações que exijam sua intervenção. Os representantes da sociedade civil devem trazer legitimidade as decisões tomadas nesses espaços, e dessa forma, construir uma representação que contribua para o atendimento das necessidades e interesses dos diversos segmentos sociais.

A construção dos problemas sociais depende tanto da forma como estão organizadas as instituições que se propõem a defender certas causas quanto das características sociais objetivas daqueles agentes que pertencem a tais grupos. Através da interação entre esses dois elementos é possível compreender como os problemas são definidos, codificados e classificados no interior dos conselhos, uma vez que os conselhos se constituem como instrumentos de produção de problemáticas e opiniões legítimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com