TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BARBÁRIE VIOLÊNCIA EM FOCO

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 8

COLEGIO DA POLICIA MILITAR MAJOR OSCAR ALVELOS

CAUÃ COSTA OLIVEIRA

GEOVANNY PEREIRA DO CARMO

GYOVANNA FERREIRA MARTINS

ISABELLA DA SILVA GOMES

ISADORA BARRETO NOGUEIRA

JAKELYNE GONÇALVES DE ANDRADE

JULIA MARTINS CARVALHO

LAYS CARVALHO

VIOLENCIA URBANA

GOIÂNIA

2018

COLEGIO DA POLICIA MILITAR MAJOR OSCAR ALVELOS

BARBARIE VIOLENCIA EM FOCO

[pic 1]

GOIÂNIA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. 4

VIOLÊNCIA URBANA EM FOCO .................................................................

TIPOS DE VIOLENCIA .................................................................................

VIOLENCIA CONTRA MULHER ....................................................................

VIOLENCIA CONTRA IDOSO .......................................................................

VIOLENCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE ...................................

“Uma das coisas importantes da não violência  é que não

busca destruir a pessoa, mas transformá-la”.

KING , Martin Luther

Nesse trabalho iremos discutir e citar exemplos sobre as diversas faces da violência, um dos exemplos a violência urbana como o sujeito desta narrativa. Pensar sobre os problemas e conseqüências  que e a violência traz nas pessoas, e quais os traumas que essas vitimas traz em sua memória.  Uns dos fatores que podemos destacar aqui neste trabalho e a questão sobre as diversas violências que ocorre nas grandes cidades, assaltos, assassinatos, agressões físicas contra pessoas, violência no transito, guerras e etc... Hoje uma questão social, política e econômica , a qual os próprios governantes não conseguem controlar.

O debate sobre a violência assume novas proporções quando se volta o foco da análise para o Estado brasileiro, que, tradicionalmente, alinhou-se aos interesses dos grupos dominantes. Quase diariamente, ele é responsabilizado pelo envolvimento de seus agentes em atos de violência e arbitrariedades contra a população, sendo que muitos deles fazem parte de quadrilhas de criminosos e grupos de extermínio.

A violência urbana tornou-se uma das discussões mais importante na contemporaneidade.   Claro que a violência hoje esta por todos os cantos do mundo. Ao construir esta narrativa, pensamos no recorte do Brasil, e discutir sobre as especificidades da violência urbana.

Falar sobre este assunto é algo muito amplo pois desde dos tempos antigos, modernos e no contemporâneo a violência é um tema notável no mundo inteiro, motivo de discurso nas grandes organizações como a ONU (Organização das Nações unidas).

Neste trabalho vamos falar sobre três tipos de violências de graus diferentes como: agressões contra criança, agressões contra mulher e contra idoso, questões escolhidas pelos integrantes do grupo.

Violência urbana

A questão da violência urbana é o conjunto de ações que infringem a lei a ordem e também a sociedade como todo, os grandes centros urbanos e as metrópoles que sofrem com essas mazelas da violência. O Brasil é um pais que apresenta um elevado índice de violência, no qual é influenciado por series de fatores de ordem social e econômico. Os grandes jornais, revistas, e telejornais transmitem sobre o crescimento da violência nos estados brasileiros. (COSTA, 1999).

Em fins dos anos 60 e início dos 70, jornais e revistas começaram a dedicar mais atenção ao tema da violência urbana, particularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além da violência política do governo ditatorial, essa foi também a época do auge do "esquadrão da morte". No decorrer dos anos 70, assaltos brutais, tráfico de drogas e de armas, extermínios, homicídios e chacinas, praticados por policiais, bandidos ou pessoas comuns, multiplicaram-se em uma proporção assustadora.  A década de 80, mesmo com o fim do governo militar e a restauração do processo democrático, apenas aprofundou essa tendência. (COSTA, Márcia Regina da, Carlos, 1999, p. 3.)

A realidade dos últimos dez anos a mídia, transmitem um quadro muito elevado sobre o crescimento da violência nas grandes cidades, e assim as pessoas ficam refém do medo da violência. As vitimas de vários tipos de agressões ficam aterrorizados com tanta insegurança, milhões de brasileiros em estado de trauma dá selvageria praticada pelo homem. Muitas medidas de seguranças tentam ser implementadas para seguranças da sociedade, mais são ineficientes.

Segundo algumas revistas e jornais as pesquisas apontam que a violência, saúde, educação, e a corrupção são problemas que o nosso pais enfrentam a um grande tempo, mas que nenhum plano político econômico social, foi criado para melhorar essa crise que passamos no momento.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Dezembro foi divulgado uma pesquisa que mostram os resultados sobre opiniões de brasileiros sobre os problemas que estamos enfrentando. Resultado da pesquisa:

Cerca de 3,7 mil pessoas foram entrevistadas. A segurança foi apontada por 23% das pessoas ouvidas como o maior problema. Depois veio a saúde, com 22,3%, e a corrupção, 13,7%. Na lista aparecem ainda o desemprego (12,4%), a educação (8%), a pobreza (6,1%) e as desigualdades (5,8%).

O professor Gustavo Venturi, do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo (USP), chama atenção para o fato da lista das prioridades nacionais se reciclar periodicamente. “Se nós voltarmos às eleições de 2002, por exemplo, o desemprego era o tema principal das campanhas presidenciais e disputava com a segurança.

Hoje, há uma mudança em função do aquecimento da economia e da formalização  do emprego que coloca o problema mais para trás na fila”, disse. 
Mas a percepção da população sobre quais são os problemas mais graves do país variam muito de acordo com a idade, renda e região. Os sulistas são os mais preocupados com a corrupção. No Norte e no Nordeste, a violência é apontada como o problema mais grave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com