TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancas Pespostos

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO

SOCIOLOGIA

Emily Yamauthi Soares

Bancas De Pespontos

São Paulo

2015

Introdução

O objetivo deste trabalho é compreender como funciona o mundo do trabalho, através de um olhar sociólogo, sendo ele precário terceirizado e informal, particularmente analisado pelas bancas de pespontos.

1- Na situação descrita, por que se trata de uma situação de trabalho informal?

Porque na maioria das vezes, as bancas de pespontos são constituídas nas casas dos próprios trabalhadores e não possuem registros na Prefeitura ou em determinados órgãos, os trabalhadores não são registrados e o dono não consegue manter sua contribuição individual ao sistema previdenciário.

2-Descreva, com suas palavras, o que é o processo de terceirização.

É quando uma indústria transfere, para terceiros, tarefas que não fazem parte do negocio principal da empresa, ou seja, a indústria cuida da parte essencial do produto transferindo para terceiros as partes complementares dos produtos, isso acontece muito nas indústrias têxtil, apesar dessa técnica ser utilizado há muito tempo, hoje em dia a terceirização virou uma técnica moderna da administração visando alcançar melhores resultados em suas atividades principais. As palavras- chaves que definem terceirização são- processo de gestão e parceria.

3-O trabalho nas Bancas de Pespontos é precário? Justifique a sua resposta.

Sim, apesar de algumas serem legalizadas e estarem em barracões específicos ou fabricas a maioria ainda se encontra na casa dos trabalhadores como vulgarmente dizem- empresa de fundo de quintal, os maquinários são antigas, usadas, são ruidosas e sem sistemas de proteção causando risco aos trabalhadores, o ambiente de trabalho não é favorável a saúde, os assentos dos trabalhadores não é o indicado causando desconforto as bancas são desreguladas aumentando o risco de acidentes e problemas de saúde nos trabalhadores. Sem contar que não existe muito critério de idade na contratação.

Conclusão

Levando em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com