TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios: Práticas de Comunicação Popular e Comunitária

Por:   •  7/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MARGARETE MARQUES DA SILVA DUCCA

Práticas de Comunicação Popular e Comunitária

MANOEL RIBAS

2016

[pic 2]

Trabalho ministrado na Disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso ministrado pela professora Amanda Boza elaborado pela Aluna Margarete Marques da Silva Ducca com a finalidade de avaliação.

Manoel Ribas

2016

1.0 Introdução

O presente trabalho tem como objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o exercício profissional do Assistente Social no que se refere ás práticas de comunicação.

A comunicação em todas as práticas profissionais é importante e no trabalho do assistente social é essencial, pois o profissional, sendo um dos instrumentais técnicos operativos do serviço social, assim é de suma importância ao exercício profissional, além da ética profissional com o objetivo de alcançar a excelência no desempenho com qualidade no exercício de sua função.

A linguagem é essencial ao ser humano, sendo uma das formas de influenciar e de ser influenciado, sendo são elementos intrínsecos à espécie humana, ou seja, são naturais aos seres humanos que nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra, sendo da forma mais simples, a essência da comunicação. Assim, seguindo a reflexão do termo linguem no presente trabalho exposto, admite-se que o principal elemento que diferencia o ser humano dos demais animais é a capacidade racional que ele possui. Desse modo, é por intermédio da linguagem – uma das dimensões da racionalidade e expressão do pensamento humano – que os homens se expressam por meio de gestos ou de diferentes sons a sua comunicação.

Portanto, as pessoas se comunicam e interagem entre si. O que uma pessoa diz acaba provocando uma reação na outra e vice-versa. Assim, quando as pessoas se compreendem há comunicação e quando o que uma pessoa diz interfere no comportamento da outra há uma interação.

Em se tratando da comunicação e pratica profissional é através da linguagem e comunicação do profissional Assistente Social exerce sua função com seus usuários, sendo essa pratica em atendimento individual ou em grupos, como trabalho em comunidades e em grupos específicos, através de dinâmicas, palestras e orientações.

Entretanto, vários são os instrumentos utilizados pelo profissional. Para que o uso deles seja eficaz, o assistente social deve levar em conta o conhecimento adquirido na formação profissional e na prática, ou seja, em seu dia a dia de trabalho, como também a sua capacidade criativa – ambos os aspectos compõem a instrumentalidade do Serviço Social.

Através da atuação do Serviço Social na comunidade ou ação popular se condensa através de um conjunto de regras práticas e procedimentos específicos que mediante a aplicação do conhecimento científico e do método científico, traduz-se em uma série de ações e atividades. Essas ações só são postas em prática a partir da troca entre os mediadores e a comunidade. No entanto, a principal receita rigorosamente a ser estabelecida é a linguagem e comunicação do mediador, no caso do trabalho o profissional do Serviço Social, pois no caso da atuação do profissional junta a comunidade, não basta o querer de transformação, mas sim despertar nos sujeitos a participação para estratégias de enfrentamento das problemáticas vivenciadas pela comunidade.

  1. Desenvolvimento

A pratica de comunicação do serviço social em comunidades, através da comunicação com toda a sociedade, sendo a estratégia de todas as profissões em trabalhos com a sociedade com proposta de estratégias que possibilitassem a transformação daquela comunidade, com objetivo de mudança que só ocorrerá com uma boa comunicação, mas estes entendimentos apenas tem a concepção quando vivencia na prática. Este trabalho exige do profissional paciência, insistência e acima de tudo a consciência que mesmo o processo sendo lento, tendo que  investir naqueles sujeitos que serão o futuro de nossa humanidade, ou seja, plantando a semente nas crianças com a comunicação e com a orientação, sendo no primeiro momento de elevar a autoestima da comunidade, sendo através da linguagem com o grupo que no primeiro momento e após interagir, mostrando confiança e fortalecendo um vínculo de confiança, para após serem trabalhados a garantia de Direitos daquela população.

Dessa maneira, importa salientar que várias são as formas e possibilidades de intervenção profissional. Quando se está com o usuário do Serviço Social, o atendimento às necessidades do sujeito se dará por meio dos instrumentais – instrumentos e técnicas – que pressupõem interações de comunicação. Então, nessa relação usuário e assistente social, a comunicação acontece com a transferência de informações e direitos tanto solicitados e demandados pelo indivíduo quanto percebidos na abordagem. Esse processo de forma explícita ou implícita, por meio da linguagem, como já foi dito, é frequente nas atividades diárias do profissional.

Comunicar e importante em qualquer profissão, mas para, o Assistente Social e de suma importância pois o mesmo que lida com seres humanos geralmente em momentos muito difíceis de sua vida, uma boa comunicação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto, através da palavra podemos criar situações boas ou desagradáveis. Somos transmissores e receptores da comunicação. E é bom que a comunicação seja sempre sincera e amistosa, pois a boa comunicação é ferramenta essencial. E quando falamos de comunicação, trata-se de comunicação integral que envolve fala, escrita, postura e até mesmo nossas atitudes, crenças e valores. E isso não só para obtermos benefícios diretos para nossa carreira, mas até para desempenharmos nosso papel na função que exercemos.

Vivemos cercados de pouco entendimento entre muitas e muitas partes. Nossa vida se regula pelo nível de comunicabilidade de que desfrutamos. E atualmente estamos cercados por várias mídias: a tv, o rádio, a imprensa e mais recentemente, a internet. Além das mídias que nos levam à comunicação à longa distância, lançamos mão das telefonias fixa e móvel. Mas não há nada mais eficaz que a comunicação presencial.

Mas somente a fala pode não ser suficiente para o bom entendimento, também é necessário observar as expressões corporais e faciais, e saber dosar o ponto de equilíbrio entre o que você fala e o que expressa no seu semblante e o seu rosto. Para que a comunicação seja eficaz necessitamos de habilidades, atitudes, conhecimentos do sistema sociocultural do ambiente e sujeitos que estamos trabalhando, pois o sucesso  da comunicação inclui habilidades de fala, escrita, raciocínio e escuta, pois tão importante quanto falar e ouvir, quando não sabemos ouvir ou ouvimos mal, a resposta poderá não ser adequada ou mal interpretada havendo assim problemas na comunicação, saber ouvir e uma das virtudes mais importante de quem deseja sucesso em todos os setores. È saber traduzir através das palavras bem ditas, mal expressadas ou aquelas que não foram pronunciadas. A comunicação não se dá apenas pelo que falamos. Comunicamo-nos pelas atitudes e pelo silêncio. Nosso corpo fala por intermédio dos gestos. Comunicamo-nos também por aquilo que não dizemos, em alguma palavra oculta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com