TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boas Práticas

Trabalho Escolar: Boas Práticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

Boas Práticas no Processo de Consultoria.

A cada novo cliente ou novo projeto, a Consultoria propõe formas bastante particulares de atendimento a fim de suprir exatamente a demanda do cliente, no prazo e orçamento esperados. Por outro lado a experiência da Mormul.com mostrou que é possível estabelecer certas práticas comuns a todos os clientes e garantir que o processo flua da forma mais conveniente e eficiente.

Para nossos clientes atuais e futuros clientes apresentamos…

Manual de Boas Práticas no Processo de Consultoria

1) A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR: O processo de Consultoria necessita de um coordenador dentro do cliente para garantir que a equipe envolvida no projeto destaque as horas necessárias para o cumprimento do cronograma. Este coordenador pode ser membro da Diretoria, Gerência ou cargos inferiores, mas deve ter autoridade sobre a equipe envolvida e uma certa autonomia para decidir etapas estratégicas do processo. Deixar a Consultoria em contato direto com membros operacionais não se mostrou eficiente por inúmeras razões.

2) CRONOGRAMA DANDO CADÊNCIA AO PROCESSO: A primeira etapa da Consultoria prevê a apresentação de um cronograma que explicitará todas as fases da Consultoria, responsáveis e prazos. A cada semana o cronograma será reavaliado pela Consultoria e o coordenador receberá o status do processo, os responsáveis e suas pendências e ainda traçará planos de contingência com o objetivo de evitar que eventuais atrasos interfiram nos prazos finais da Consultoria.

3) ENCONTROS SEMANAIS: O cronograma e as demandas solicitadas ao cliente invariavelmente exigem encontros periódicos que, de preferência, devem ser semanais. Isso porque a Consultoria necessita de informações internas para elaborar o plano de negócios, independente do formato de Consultoria contratada. Entender que a presença da Consultoria significa menor envolvimento no projeto é um equivoco. Trata-se de um envolvimento estratégico e não operacional, mas demanda uma rotina de reuniões e contatos via e-mal, Skype, Google+ ou qualquer outra forma.

4) AS TAREFAS DA EQUIPE ENVOLVIDA: Num certo cliente ouvi um dos membros da equipe dizer “mas eu terei que fazer o trabalho dela?” ao ser informado de que teria que levantar algumas informações e passar para a Consultoria. Para não haver nenhum problema de entendimento, vale ressaltar que a Consultoria implantará o plano de negócios, todos os métodos pertinentes e passará a todos os envolvidos a consciência estratégica de que a empresa necessita para explorar ao máximo a Consultoria. Mas as informações de posse da empresa são de responsabilidade da empresa fornecer. Até para que a Consultoria não tenha que levantar dados já levantados pelo cliente anteriormente.

5) RESPEITANDO O CRONOGRAMA: Para que o processo evolua de forma eficiente, todos os envolvidos devem comprometer-se com o cronograma. Isso significa que uma vez iniciada a Consultoria a equipe envolvida deve destacar um tempo, diária ou semanalmente, para a realização das etapas, que quase 90% correspondem à fornecer informações. Se o cronograma afetar diretamente o dia-a-dia do colaborador, este deve negociar novos prazos com o coordenador ou seu superior. A Consultoria solicita informações, demanda prazos, mas de forma alguma representa uma liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com