TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Busca Da Identidade

Dissertações: Busca Da Identidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Busca da Identidade

A educação infantil consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. O objetivo de se trabalhar com a pré escola é conduzir a criança a interpretação do seu eu, como também a busca de sua identidade, em convívio com o outro fazendo com que respeita a diferencia e aceite as regras em grupo facilitando e compreendendo sentidos e objetivos outrora impostos.

Conhecer a si mesmo, como também o próprio corpo faz parte da aprendizagem. É possível desenvolver desta forma uma imagem positiva de si mesmo, descobrindo e conhecendo progressivamente o corpo, suas potencialidades e seus limites, estabelecendo e ampliando cada vez mais as relações sociais, aprendendo com o outro a articulação de seus interesses, respeitando desta forma a diversidade permitindo a exatidão de seus sentidos e objetivos. Observar a natureza, explorar o ambiente do seu cotidiano permite aguçar a curiosidade e a percepção cada vez mais dos objetos em seu redor valorizando a idéia da biodiversidade relacionando o seu eu com o outro. A idéia de construção através da observação do meio e busca da identificação pessoal, permite a caracterização e formação do sujeito através também do convívio das pessoas em seu meio social. Através desta proposta é possível também fazer com que a criança entenda a sua identificação, ou seja, permite a identificação e compreensão de sua historia de vida. Podemos trabalhar em roda álbuns fotográficos, montagem de quadros, arvore genealógica, imagens e desenhos de pintura, colagem e outros, que leve a identificação do seu próprio corpo.

Fazendo assim a criança identifica as suas características individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo consciência de algumas das suas capacidades e dificuldades, reconhece laços sociais de diferentes grupos (família, escola, comunidade entre outros) que constituem em elementos da sua identidade cultural e social. Ela manifesta curiosidade pelo mundo que a rodeia, formulando questões sobre o que observa, revela interesse e gosto por aprender, usando no quotidiano as novas aprendizagens que vai realizando, partilha brinquedos e outros materiais com colegas.

Desta forma reconhece a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando respeito por crianças e adultos, independentemente de diferenças físicas, de capacidades, de gênero, etnia, cultura, religião ou outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com