TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bóson De Higgs

Artigo: Bóson De Higgs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

No que provavelmente foi a mais previsível escolha do Nobel das últimas décadas, Peter W. Higgs e François Englert foram anunciados como os vencedores da premiação em Física deste ano. Não houve surpresas em vista da enorme repercussão da descoberta do chamado bóson de Higgs em julho do ano passado e sua confrirmação definitiva em março deste ano. O achado foi conduzido no LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas jamais construído, e baseou-se em dados de dois experimentos (CMS e ATLAS), ambos com participação brasileira.

Englert (em parceria com Robert Brout, que já morreu) e Higgs propuseram independentemente, em 1964, a teoria que explica como todas as outras partículas do chamado Modelo Padrão adquirem massa: ela seria gerada por um campo associado a uma partícula até então desconhecida, um bóson.

Condições para observação dessa partícula passam por sua criação como subproduto das colisões entre partículas estáveis. Segundo a teoria agora premiada, o processo requer energias de colisão extremamente altas. O LHC foi projetado e construído pelo CERN (European Organization for Nuclear Research, localizado na fronteira entre a Suíça e a França) justamente visando e de fato atingindo as energias previstas para atender às condições. Com sua confirmação, o chamado Modelo Padrão da física de partículas ficou completo. Trata-se de uma das mais bem-sucedidas teorias da história da ciência, capaz de prever com precisão o comportamento das interações ligadas às forças da natureza, exceto a gravitacional.

Com a confirmação experimental do bóson de Higgs, as pesquisas na área de altas energias voltam-se agora ao mundo além do Modelo Padrão. Entre os grandes desafios estão o estudo da natureza da matéria escura e da energia escura. Para bases científicas sobre o tema do Nobel de Física, clique aqui (PDF, em inglês).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com