TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPÍTULO 4: A EXISTÊNCIA DA ÉTICA AUTORA: MARILENA CHAUÍ

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO

CAPÍTULO 4: A EXISTÊNCIA DA ÉTICA

AUTORA: MARILENA CHAUÍ

QUESTÕES

A) O que significa dizer que somente os seres humanos existem?

No sentido de vida dizer que somente os seres humanos existem, seria ignorar as biodiversidades existentes no planeta. E pior ainda seria ignorar todas as formas de vida existentes e a necessidade de cada ser vivo dentro dessa construção planetária.

Agora, no sentido cientifico, enquanto ser pensante, racional e cultural a ciência prega essa tese, muito embora, já admita a possibilidade de haver outras formas de vida inteligente. Mas no sentido humanitário o nosso senso moral não nos permite aceitar a ideia de que, só nós existimos, usar a linguagem para nos classificar como “únicos” seria uma afirmação um tanto quanto dialética, principalmente porque sabemos que todo ser vivo de alguma forma se comunica entre si e sua espécie.

Acreditamos sim, que exista apenas uma singularidade entre as vidas existentes no planeta, ou seja, todas as espécies são únicas dentro da singularidade de cada espécie.

B) Senso moral e a consciência moral, o que são?

É a capacidade de sentir uma regra moral. É o que move o ser humano a agir em relação dos seus sentimentos ao próximo, quer seja pelos seus valores ou pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo; é o que nos leva a agir por impulso, emoção forte; o que nos leva a cometer atos impensados e depois ao arrependimento. Em resumo, os sentimentos, as ações são expressões do senso moral.

A consciência moral é a parte que se torna claro os valores morais, é o que nos julga certos ou errados; é o que nos remete a situação de culpa ou a satisfação pessoal.

C) Que querem dizer ética e moral?

A moral é um conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral são muito semelhantes. Ambas são responsáveis por determinar o comportamento do homem em sociedade.

A ética tenta explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica, pois, leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. A ética é teórica e reflexiva, enquanto que a moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

D) Entre o necessário e o possível, qual é a diferença? Em qual desses campos atua a ética?

Diante de um pressuposto simples, o necessário é tudo que de alguma forma necessitamos a fim de, suprir uma necessidade que venha resolver algum tipo de situação fundamental ou básica na resolução de algum tipo de problema, exemplo: Todo ser vivo necessita de água para sua sobrevivência. Enquanto que o possível é aquilo que você tem em mãos dentro de uma possibilidade, quer seja, financeira ou facilitada, em adquirir o bem necessário ou desejado.

Nem sempre a ética atua no contexto de mostrar ao indivíduo a diferença entre o necessitar, o querer e o poder, ou seja, ela age no sentido prático da educação do caráter de forma racional, em relação às condições desse indivíduo . Mas quando há uma inversão de valores, ela nos remete ao pensamento que, “a necessidade passeia a passos moderados, a contingência atinge os exacerbados, e o possível oscila entre as duas, em um grau de tangência ao equilíbrio.”.

E) Que diferença há entre necessidade, desejo e vontade?

Todos nós temos necessidades básicas, seja no âmbito fisiológico, mental ou emocional. Precisamos respirar, alimentar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com