TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO 9-FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Artigo: CASO CONCRETO 9-FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Aluno: Heron Amaro. Matrícula: 201301887668

Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais

Professor: Volmer

Caso Concreto 9

Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto.

R: O Conceito de poder do texto está meio impreciso e sem uma única forma. O que notamos é o poder político do Estado (organização de um povo sobre determinado território dotado de soberania)outorgando poderes aos “Coronéis”(chefes municipais de uma determinada sociedade).Diante desse Cenário Político(entende-se por política a habilidade no trato das relações humanas com vistas a obtenção dos melhores resultados)podemos notar duas perspectivas Weberianas sobre dominação:A Legal e a Tradicional.

Weber classifica a dominação legal como sendo estável, uma vez que é baseada em normas que, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado. Como o Estado outorga poderes e privilégios aos “Coronéis”,teríamos, ao olhar Weberiano, uma “Dominação Legal’’.

A Dominação tradicional é denotativamente clara no texto, pois essa dominação nada mais que, o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O Patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) seria um tipo de “lei moral”. A criação de um novo direito é, em princípio, impossível, em virtude das normas oriundas da tradição. Também é classificado, por Weber, como sendo uma dominação estável, devido à solidez e estabilidade do meio social, que se acha sob a dependência direta e imediata do aprofundamento da tradição na consciência coletiva.

2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o patrimonialismo é um entrave à modernidade? Justifique.

R: Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado .As ordens patriarcais surgem da Dominação tradicional,onde todo o comando é baseado numa lei moral(não legal),tornando impossível a criação de um direito legal.Concluímos, portanto,que o patrimonialismo é sim um entrave a modernidade de acordo com a visão de Weber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com