TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA SOCIAL

Dissertações: CIENCIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BERNADETE ALVES DE ALMEIDA – RA: 359466

JOSE ERIBERTO FERNANDES DE SOUZA RA 394301

RAPHAEL MAGNUM DA SILVA RA 399349

CIÊNCIAS SOCIAIS

RECIFE - PE

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao curso de ciências contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDERP, para obtenção de nota parcial da disciplina de Ciências Sociais- ATPS. 2° período.

Tutor Presencial: Marcos Tavares.

Tutor a Distancia: Willian F. dos Santos

Professora Maria Claudia Benedetti

RECIFE - PE

2012

RESUMO

Esse trabalho consiste em apresentar textos críticos, reflexivos e argumentativos sobre a temática das Ciências Sociais, e sua representação na sociedade.

Palavras chave: individuo, cultura, sociedade, trabalho, consumo.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura

É o conjunto de hábitos, ideias e atitudes inerentes a uma sociedade, grupo organizacional, é através da cultura que o homem adquire conhecimento.

Cultura não quer dizer mais culto ou menos culto, o termo, vem evidenciar o que é importante dentro da uma comunidade, de uma sociedade, de um povo, de uma nação, é através da cultura que adquirimos costumes, que irão permitir nosso desenvolvimento no meio em que vivemos, é através da cultura, que vamos criando o ser humano racional, inteligente, com dogmas, com princípios, e regras, isso dentro de cada sociedade. Verificamos que existem diferentes culturas, coisas que em determinadas sociedades são aceitas como naturais, em outras são proibidas. Com a globalização estamos tendo acesso a diferentes culturas.

Com base na obra A Construção social da realidade, a cultura dos povos, ajuda a desenvolver, criar a realidade de cada individuo.

Individuo

É o ser humano apto para viver em sociedade, pois o meio em que cresce e vive lhe dará condições de se relacionar no seu meio, e proporcionará integralização com outras culturas. Dentro da obra o autor trata da realidade objetiva, aquela efetivada dia a dia, mostra que, o que compõe o cotidiano da sociedade, são os indivíduos diferentes entre si, mas que participam do meio.

Sociedade

É o agrupamento de vários indivíduos, e que dentro desta sociedade vão se moldando conforme as suas regras, normas e cultura existentes, permitindo assim a socialização. Na obra A construção social da realidade, segundo o autor o ser humano já participa do meio antes mesmo de nascer, e a capacidade de adaptação que o homem tem nós evidenciamos, pois ele nasce em um meio já definido, com suas regras, e pouco a pouco, com o seu desenvolvimento ele vai contribuindo para a construção da sociedade.

Problematizando a vida cotidiana

A vida cotidiana é composta de realidades, ela surge de pensamentos e ações da interação dos indivíduos. A realidade é a construção da vontade dos indivíduos. A forma como exteriorizamos a realidade é através da linguagem, através de trocas de experiência, é que se faz o dia a dia.

Evidenciamos que a realidade de uma pessoa não é a mesma realidade de outra pessoa, isso nos leva para os segmentos da sociedade que são variáveis, identificamos que as diferenças sociais permitem visões diferentes de mundo, a forma como cada individuo percebe as coisas, influencia no seu jeito de ser.

Por isso também é que identificamos quando na sociedade existe a necessidade de controlar as ações, estas tem que ser direcionadas, tem que ser orientadas, de forma que o convívio entre todos seja sociável.

É na infância que inicia a socialização, e na fase adulta o individuo está preparado para participar de vários setores da sociedade.

Percebemos diferenças nos vários segmentos da sociedade, indivíduos que nascem em classes baixas, tem visões e perspectivas baixas com relação ao mundo social. Apesar desta informação, verificamos também que onde há igualdade social, sendo baixa ou alta, vai existir relações seguras. Vamos mencionar aqui, que podem ocorrer socialização mal resolvidas, proveniente de alguns fatores, como: acidentes biológicos, biográficos ou sociológicos, interferindo e provocando estigmas sociais no individuo, daí onde surgem sociedade coesas, para que haja protecionismos nas relações.

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra” – Aristoteles

Trabalho, consumo e sociedade, estão interligados, pois com o trabalho, construímos uma sociedade, e para que a sociedade perdure tem que haver consumo.

Não dá para falar em sociedade, se não falarmos do trabalho, e por consequência para que o trabalho exista, tem que existir o consumo de bens e serviços.

Ao longo da historia da humanidade, nos deparamos com conflitos nos relacionamentos, na convivência social, nas relações de trabalho, nas relações familiares, isto porque a sociedade é feita de indivíduos, e cada individuo tem o seu jeito de pensar, apesar de estar sujeito as mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com