TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Monografias: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura

É suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentes ao comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum. Todos representam a atitude normal e previsível de qualquer membro da sociedade diante de uma dada situação. Em conseqüência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verifica-se que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá muitas vezes da mesma maneira a uma situação dada. Isto capacita qualquer um a prever o comportamento, com um alto grau de probabilidade, mas nunca com toda a certeza. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida social organizada.

A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente.

Se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos padrões culturais lhe proporciona essa segurança, com seu fundamento na aprovação social e no poder consequente da pressão social sobre aqueles que não se amoldam.

Indivíduo

O indivíduo é um ser histórico-cultural que é constituído pelas inter relações sociais. Mesmo quando está sozinho, como Robinson Crusoé, é um ser humano que tem o hábito de sua sociedade, tem o jeito de andar, hábitos de higiene, maneira de expressar emoções, de usar instrumento que adquiriu das relações pessoais com indivíduos da sociedade que o constituiu.

Na sociedade ocidental atual, extremamente individualista e conflituosa os indivíduos podem se representar como seres isolados em oposição à sociedade. Isto entretanto é uma criação da própria sociedade neste momento histórico.

Necessariamente, não há por que ter um alto grau de competição e tensão em grupo, tornando difícil um equilíbrio entre as inclinações pessoais e as tarefas sociais. O verdadeiro eu não está enclausurado e isolado dessa sociedade. É somente uma ilusão. O indivíduo não é estranho à sociedade. A vida social supõe entrelaçamento entre necessidades e desejos em uma alternância de dar e receber. A razão e a mente não são substâncias, mas produtos de relações em constantes transformações. Os instintos e as relações sofrem transformações no decorrer da vida social.

Os papéis sociais e as instituições humanas se originam de inter-relações pessoais que são cristalizadas através de regras e que inicialmente são hábitos adquiridos e as instituições, além das relações sociais, envolvem também determinados materiais, artefatos e códigos.

Assim uma Universidade é uma instituição que basicamente supõe determinadas inter-relações humanas e locais como laboratórios, onde existem determinados materiais, aparelhos e instrumentos.

Sociedade

Cada indivíduo ao nascer, encontra um sistema social criado através de gerações já existente e que é assimilado por meio de inter-relações sociais. A sociedade com suas instituições, crenças e costumes, não está acima dos indivíduos, mas sim ela é constituída por indivíduos. Não se trata de colocar a sociedade acima do indivíduo ou o indivíduo como um ser isolado acima da sociedade. Ela também não é uma forma física como os tijolos em uma casa, mas sim uma rede de inter-relações individuais em constante movimento.

O indivíduo histórico-social, que é também um ser biológico, se constitui através da rede de inter-relações sociais. Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolve através dessas relações, um “eu”, um auto controle inerente ao próprio ego que é um aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela auto instrução falada, de acordo com sua própria imagem.

Émile Durkheim: para este a sociedade prevalece sobre o indivíduo através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com