TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Tese: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Tese  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Indivíduo é o exemplar de uma espécie qualquer, orgânica ou inorgânica, que estabelece uma unidade distinta, ou seja, cada um dos componentes de uma espécie.

Sociedade é um sistema de interrelações que abrangem os indivíduos coletivamente. O que liga as sociedades é o fato de os seus membros se constituírem em relações sociais estruturadas segundo uma singular cultura, isto é, o que se denomina de socialização.

Socialização é o processo por meio do qual os membros da sociedade aprendem o modo de vida do grupo em que convivem. O homem desde tempos longínquos sempre viveu em grupos, por isso que pode asseverar que a vida em grupo que transforma o animal homem em seres humanos, sem relação com os seres humanos dificilmente o homem desenvolve característica que se designa humanas.

Pode-se garantir que o grupo social, a sociedade, antecede o individuo, sendo o ser humano um produto do intercâmbio social. Esta claro que esta afirmativa é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai um consentimento de todos os cientistas. Geralmente, o homem nasce dentro de um grupo que dotará os mesmos traços sociais ali existentes. Chega-se assim a conclusão que ao nascer, o ser humano, possui somente potencialidades para o tornar humano.

Pode-se definir socialização como sendo a obtenção das maneiras de agir, refletir e sentir dos próprios dos grupos, da sociedade ou da civilização em que vive. Esse processo tem principio no momento em que nasce e permanece ao longo de toda a vida.

A socialização do indivíduo numa dada sociedade admite que ele adquira uma individualidade própria, que os caracterizará dos demais e ao mesmo tempo identificara com seu grupo social. O processo de socialização é um processo intimamente cultural, no sentido da definição de que a cultura é tudo que é socialmente aprendido e compartilhado pelos membros da sociedade, compreendendo conhecimento, crenças, arte, moral, costumes e outras capacidades hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.

Entre os principais agentes da socialização podem-se identificar cinco: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação e os grupos de referência.

A família é o principal agente da socialização no qual o sujeito é influenciado ao nascer, e conserva essa influencia durante uma forma expressiva parte da sua vida. Os estilos de relacionamento nas famílias variam da classe social, grupos culturais diversos. A escola imprime às crianças o conhecimento de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são distintas daquelas localizadas no núcleo familiar.

Os grupos de status acrescem sua importância para o processo de socialização com aumento da idade do individuo. Pequenos grupos com a mesma faixa de idade são essenciais no processo de socialização dos adolescentes, onde eles apresentam a chance de testar o que aprenderam com os adultos, tendo o apoio do grupo para desenvolver atividades alternativas, como por exemplo, aprendem sinais, gostos por determinadas coisas, uma língua própria, algum tipo de consumo etc.

Meios de comunicação de massa, tanto pode estimular comportamentos agressivos como positivos, estes comportamentos variam de acordo com a mensagem que a mídia quer transmitir.

Cultura é o conjunto de características humanas que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com