TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de aula 1

Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

RESPOSTA: a sociedade impoe o que cada individuo deve fazer, vestir e até mesmo pensar, baseado na diferença de genero sexual, para que possa ser aceito e viver em sociedade

PLANO DE AULA 2

Quais seriam os diferentes tratamentos das Ciências Sociais e das Ciências Naturais em relação à questão da seca do sertão nordestino?

RESPOSTA: Para as Ciências Naturais, a seca do sertãonordestino é reflexo da falta de água na região. Falta de chuva, poucos rios e utilização predatória dos recursos naturais.

Para as Ciências Sociais, além da questão climática e da utilização predatória dos recursos naturais, deve ser levado em consideração o viés social da seca do sertão nordestino. É sabido que a situação vem de longa data e diversos governantes foram eleitos prometendo acabar com a agonia do povo nordestino pela falta de água. Não se sabe até que ponto seria “eleitoreiro” acabar com a seca. Por que “matar a galinha dos ovos de ouro”?

Enfim, a grande diferença é a forma como as duas ciências enxergam o problema: uma pelo viés natural/climático e outra pelo viés social/político/econômico.

Elabore um quadro comparativo que mostre a diferença entre Ciências Sociais e Ciências Naturais no que tange aos seus objetos

RESPOSTA: Ciências Naturais Ciências Sociais

Fatos simples Fatos complexos

Única causa Causas múltiplas que interagem entre si

Análise isolada e fora de contextoNão pode haver análise isolada e descontextualizada

Experimentos podem ser reproduzidos em laboratório com isenção Não há isenção. O pesquisador sempre está inserido no objeto de pesquisa

PLANO DE AULA 3

1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes

RESPOSTA: Enquanto que no México, o dia de finados é tido como homenagem harmonica, alegre para os mortos, no Brasil, este dia é guardado com melancolia, tristeza. Geralmente as pessoas costumam lembrar dos bons tempos com estes entes queridos, e a tristeza vem por isso, por saberem que jamais os verão novamente enquanto vivos. No México acontece justamente o contrário, as pessoas se reunem para homenagear os momentos bons que tiveram com quem já veio a falecer, daí a ideia da homenagem diferenciada.

A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?

RESPOSTA: De forma desrespeitosa e desarmonica, pois não é de senso comum no Brasil que se comemore de maneira tão exaltada este dia, que representa aqueles que um dia ja estiveram nesse mundo e tiveram determinada importancia para seus entes.

Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.

RESPOSTA: No Brasil é tido como um dia para relembrar dos que ja morreram, e principalmente de lembrar que as pessoas jamais voltarão a interagir com determinada pessoa enquanto em vida. No México, é comemorado de forma diferente, pensa-se que é um dia para relembrar os bons momentos vividos, comemoram-se os feitos das pessoas enquanto em vida.

PLANO DE AULA 4

A partir da leitura do texto acima explique em que consiste o ?Mito das Três Raças? e interprete a história de Ícaro Luiz Vidal dos Santos com base nas discussões acerca da atualidade desse mito

RESPOSTA: O mito das três raças está baseado na origem da sociedade brasileira. A mistura formada por elementos étnicos: branco, negro e indígena, através de suas relações sociais e pessoais, proporcionou a identidade nacional brasileira.

Vários autores explicam a formação racial/cultural da nossa sociedade. Uns citam como positivas e outros negativas.Peter Fry, acredita que essa mistura serve como uma orientação para se avaliar as relações sociais, positivas ou negativas, pois corresponde à realidade idealizada. O Conde de Gobineau, via a mistura de raças como fator de decadência e degenerescência da sociedade brasileira, influenciando a obra de expoentes do pensamento brasileiro como Sílvio Romero, Olveira Vianna e Nina Rodrigues. Gilberto Freyre acredita que a mistura de diferentes grupos étnicos é positivo pois é capaz de promover uma democratização a partir da posição ambivalente do mestiço. Sérgio Buarque de Holanda em seu estudo intitulado Raízes do Brasil. afirma que os males do país não provêm da miscigenação. São oriundos da personalidade do português. Essa personalidade se apresenta tão dominanteque a mistura com índios e negros não conseguiu superá-la. A cordialidade favoreceria, segundo o autor, a dinâmica social através da emoção, ao invés de regras sociais fixas. Já Darcy explica o Brasil em seu nascedouro: o cunhadismo.

Sendo assim, um negro chegar a formação de médico consagrado no Brasil é uma exceção, pois ainda, apesar de mudanças culturais, a sociedade brasileira guarda, seja conscientemente ou não, o preconceito em sua formação, negando espaços que só pertencem a uma parcela de sua classe racial: a branca e rica.

PLANO DE AULA 5

O tema central da obra de Augusto Comte é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases. Descreva essas fases e suas características principais.

RESPOSTA: A Lei dos Três Estados, de acordo com Auguste Comte, aplica-se aos vários âmbitos da existência humana, desde as belas-artes até a politica, passando pelas ciências e pela economia. Subdividida em:

Teológico: o estado onde Deus, esta presente em tudo, as coisas acontecem por causa de sua vontade. Este estado também é dividido em outras três partes: Animismo, Politeísmo e Moneísmo.

Metafísico: Onde o pensamento abstrato é subdividido pela vontade pessoal.

Positivo: a humanidade busca respostas cientificas para todas as coisas, ou seja, é a busca pelo conhecimento absoluto sobre a natureza e seus fatos.

PLANO DE AULA 6

A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com