TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Projeto de pesquisa: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Sociais

1) As sociedades contemporâneas possuem valores sociais que direcionam seus membros na busca de um ideal. Estes ideais e valores são fixos e imutáveis na nossa sociedade?

Não exatamente, estes valores podem no máximo ser fixos, pois, imutável é um termo que se inutiliza no contexto em que vivemos, onde, há políticos no poder, agindo de má fé, e a mídia a cada dia que passa criando mais personagens e figuras.

2) Uma comunidade possui uma forma de organização social. O senso de identidade pode ser considerado como um dos componentes?

Não, pois identidade, levando-se em consideração o “senso”, faz parte do capital intelectual de cada individuo dentro de seu grupo social. Desta forma não se abrange como um componente, em formas de organização.

3) Baseado nos padrões sociais, explique quais foram os laços que uniram os integrantes do quilombo até os dias de hoje.

Os Quilombos ou Quilombolas lutavam por seus direitos e pela liberdade, queriam viver livres e com dignidade como qualquer outro cidadão. Nos dias atuais, isso é representado nas manifestações que, geralmente são formadas por grupos sociais desfavorecidos, que buscam um ideal, a fim de melhorias.

4) O papel dos meios de comunicação em relação à nossa sociedade funciona como forma de manipulação da opinião pública?

Sim, tudo o que a mídia transmite nos atinge de uma forma inerente, mesmo com ausência de comprovação eles parecem ser os donos da verdade. E diante disso funciona sim, como uma forma de manipulação.

5) A construção de um mito político passa por fases que levam a identificação como uma imagem social. Esta imagem social pode se transformar em um personagem. Você julga que a postura de vítima, assumida pelo (mensaleiros) faz parte de um personagem previamente preparado?

Sim, pois a imagem das certas vítimas é construída pela mídia, ou seja, o que a mídia transmite é o que eles são. Seja como personagem bom ou ruim, eles são previamente preparados.

6) Algumas instituições funcionam como mecanismos ou centros de controle social, por direcionarem os contemporâneos de seus integrantes. Desta forma são evitados comportamentos inadequados. Uma destas instituições são as escolas. Quais são as outras?

Instituições religiosas, instituições políticas e a “família”.

7) Podemos afirmar que a construção do partido dos trabalhadores (PT) muito se deve à figura carismática de ”Lula”.

Lula Surgiu em um primeiro momento como um trabalhador insatisfeito que falava em nome de uma classe. Do mesmo jeito foi construída a imagem de “Lech Wallesa. Na sua concepção o ponto de união destes dois personagens é de uma liderança carismática?

Sim, pois os dois lutavam por direitos e representavam uma classe. Passando para esta classe uma imagem revolucionaria e de ganhos. Estas classes os apoiavam, até por que até o momento não tinham nada a perder e, desta forma, tornaram-se líderes carismáticos. Sem citar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com