TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ACADÊMICO:

BRENO ANDREAS SUNI :: MATRÍCULA: 201202054854

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

NOME: BRENO ANDREAS SUNI MATRÍCULA:201202054854

Capítulo 6 Exercícios Pág. 103-104-105

1) R:

Função da sociologia

Weber: Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade

Durkheim :Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades

Fato social

Weber:Não trabalha com esta categoria.

Durkheim :Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra. Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização

Ação social

Weber:Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais.Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social.

Durkheim :Não trabalha com esta categoria.

Relação social

Weber:O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada.

Durkheim : Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade.

Instrumento de análise

Weber:Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico

Durkheim : Espécies sociais; objetividade; estatísticas, determinismo histórico.

Neutralidade

Weber:Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida (método compreensivo)

Durkheim :O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional.O mesmo modelo das ciências naturais

Indivíduo

Weber:Tem significado e especificidade.As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social.

Durkheim :O indivíduo é subordinado pela sociedade.Condicionado pela consciência coletiva

Sociedade

Weber: É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas

Durkheim : É um organismo, como tal é evolutivo, indo da horda ao capitalismo, indiferente ao momento histórico.

2) R:O contraste entre o positivismo e o idealismo se expressa, entre outros elementos, nas maneiras diferentes como cada uma dessas correntes encara a história. Para o positivismo, a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares.

03) R: O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se, por exemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma ação carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.

4)

a-O agente é motivado e esta motivação está implícita na sua conduta. Este indivíduo, que por meio dos valores sociais e de sua motivação produz o sentido da ação social. Nesta afirmação, o agente não está preocupado em ganhos financeiros, mas somente em trabalhar o suficiente para o cumprimento das necessidades. O ganhar mais, significaria trabalhar mais, ele não tinha motivação para o trabalho e o lucro, mas somente em satisfazer suas necessidades básicas.

b- A ética profissional na cultura capitalista manifesta-se no comportamento dos indivíduos e dos valores que estão intrínsecos como a disciplina, poupança, austeridade, vocação. Tudo isso os leva a propensão ao trabalho. As famílias protestantes eram direcionadas ao trabalho, criando conceitos e posturas. O trabalho é vocação e dever como fim em si mesmo e não a obtenção de lucro, ou o ganho material, esse no caso é a consequência natural.

5)R:

Weber considera parte de suas conclusões como sendo provisórias porque existe sempre certa parcialidade na análise sociológica, intrínseca à pesquisa, como todaforma de conhecimento. Os fatos sociais não são coisas, mas acontecimento que o cientista percebee cujas causas procura desvendar. O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo.Sua meta é compreender, buscar nexos causais que dêem o sentido da ação social. Envolve sempreuma questão de qualidade, interpretação, subjetividade e compreensão.Quando o cientista tem em mãos técnicas eficazes de análise ele é capaz de construir umpensamento que permite conceituar fenômeno e formações sociais e identificar na realidadeobservada nas manifestações.

6)R:

Weber explica na passagem do texto que o espírito capitalista estuda as diversas características das atividades econômicas em diversas épocas e lugares, antes e após o surgimento das atividades mercantis e da industria. E, conforme seus preceitos, constrói um tipo gradualmente estruturado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com