TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CULTURA

Seminário: CONCEITO DE CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Dentro os vários processos em que ocorre com o ser humano, a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar é um dos mais importantes.

Hábitos e costumes vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos “naturais”, passando de geração em geração.

O não é indicado para algo negativo, feio, errado. E o sim para algo positivo, belo, certo.

São julgamentos considerados absolutamente normais por qualquer membro da cultura brasileira.

Com o incremento do processo de globalização facilitado pelo avanço das telecomunicações, aumentam os contatos interculturais, relevando- se cada vez mais uma enorme e diversa variedade cultural, hábitos e costumes muito diferentes e muitas vezes opostos em seus julgamentos, relevando a relatividade da cultura. Ao mesmo tempo, vão se consolidando valores universais, aqueles que serão importantes e fundamentais para todas as culturas.

CONCEITO DE CULTURA

Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Consiste na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam.

Comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social.

Conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Uns consideram a cultura como ideias. Outros, ela consiste em abstrações do comportamento. Outros a definem como comportamento aprendido. E outros englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura.

De modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.

CONHECIMENTOS: Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração.

Os conhecimentos, geralmente, são práticos. Sobre o meio ambiente, por exemplo, os indivíduos aprendem principalmente aquilo que lhes permite a sobrevivência, ou seja, obtenção de alimentos, construções de abrigos ou habitações, meio de transporte, proteção contra as intempéries, contra os animais ferozes etc.

O conhecimento engloba também aspectos referentes à organização social, à estrutura do parentesco, aos usos e costumes, às crenças, às técnicas de trabalho etc.

CRENÇAS: Crença é a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Consiste em uma atitude mental do indivíduo, que serve de base à ação voluntária. Embora intelectual, possui conotação emocional.

VALORES: O termo valor, de modo geral, é empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, poder, crenças, instituições, objetos materiais etc. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.

Os valores variam de acordo com a maior ou menor importância que os membros de uma sociedade lhes atribuem. Sendo um estado mental, uma realidade psicológica, o valor não pode ser medido pelos meios até agora descobertos, uma vez que sua realidade se encontra na mente humana. Todavia, pode ser reconhecida sua existência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com