TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE SOCIAL

Ensaios: CONTABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: Ciências Econômicas CÓD. CURSO: 304

DISCIPLINA: Contabilidade Social

PERÍODO MINISTRADO: 2o Semestre CÓD. CURRÍCULO: 0403

SEMESTRE/ANO: 2o / 2014 – 3A3B

PROFESSOR: Marco Aurélio Bittencourt

EMAIL:bittenco@ucb.br

2. EMENTA:

Definição e desenvolvimento conceitual da contabilidade social. Natureza, utilização e limitações da contabilidade social. Produto, renda e despesa agregada e fluxo circular da renda. Sistemas de contas nacionais (SNA/68 e SNA/93). Modelo de insumo-produto e suas aplicações. Balanço de pagamentos. Problemas de mensuração. Utilização de números índices. Indicadores sociais. Contas nacionais e contas ambientais. As contas nacionais do Brasil.

3. CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DO CURSO:

O conhecimento dos conceitos e do processo de medição dos agregados econômicos, bem como de suas limitações, forma a base do entendimento das variáveis relevantes de uma economia, ponto de partida para a adoção de políticas públicas e construção de variáveis macroeconômicas.

4. OBJETIVO GERAL:

Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de compreender a natureza dos agregados econômicos relevantes e de fazer uso dos dados estatísticos constantes das publicações das contas nacionais, bem como estabelecer as relações macroeconômicas básicas. Interpretar as estatísticas relativas às contas nacionais.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

A Contabilidade Social compõe o conjunto das disciplinas de macroeconomia, já que lhe fornece os conceitos dos agregados básicos e o relacionamento entre eles. Não se exige, para seu aprendizado, conhecimento de cálculo matemático. É importante que se observe o princípio das partidas dobradas e que se domine o uso de números índices. 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Definição de contabilidade social. As idéias econômicas e o desenvolvimento conceitual das contas nacionais. Usos e limitações da contabilidade nacional. Agentes e setores econômicos. Fluxo circular da renda. Sistema de contas nacionais (SNA/68): economia fechada sem governo, economia aberta sem governo e economia aberta com governo. Modelo de insumo-produto. Balanço de pagamentos. Problemas de mensuração. Números índices. Indicadores sociais. Contas ambientais. As novas contas nacionais do Brasil (SNA/93). A nova apresentação do sistema de contas nacionais.

7. METODOLOGIA DE ENSINO:

A metodologia de ensino consiste principalmente em aulas expositivas, na leitura do material recomendado pelo professor e na resolução de listas de exercícios. Também empregaremos a Internet e aulas com Power Point.

7.1 RECURSOS INSTRUCIONAIS:

- Quadro - negro e giz.

- Livros e apostilas.

- Biblioteca da Universidade Católica.

- Listas de exercícios elaboradas pelo professor.

- Internet

7.2 AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e recuperação):

A avaliação consistirá em duas provas (P1 e P2), com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com