TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTEXTO EMPRESARIAL 4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

3 PATRIMÔNIO 5

3.1 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 5

3.2 BENS , DIREITOS E OBRIGAÇÕES 5

3.3 ORIGENS DE RECURSOS 6

4 ANÁLISE DE MERCADO 7

4.1 DEMANDA , OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO .........................................7

4.2 ESTRUTURAS DE MERCADO .............................................................................7

5 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..................................................................................7

6 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa depende de um bom líder, que é quem comanda, chefia, orienta, direciona e apóia o seu grupo de trabalho na execução das atividades propostas. Devido a uma boa liderança, problemas como insatisfação de funcionários, descontrole de estoque, atrasos com relação a mercadorias e falta de organização são minimizados ou extintos.

Uma empresa bem gerida só tem a ganhar. Através de um bom líder, há um controle maior com relação a gastos, fadiga, despesa com pessoas, insatisfação de funcionários, estoque, etc., já que ele está preparado para situações adversas e sempre pronto para tomar iniciativas enérgicas que resultam em uma qualidade de serviços extrema.

Existem alguns desafios que um líder que pretende obter bons resultados deve superar na administração de uma empresa, tais como;Ter senso de realidade; encarando a realidade e tomando atitudes corretas para o sucesso da empresa, pensando em todos os níveis hierárquicos e administrativos;Reconhecer a equipe: fornecendo feedbacks positivos, repassando à equipe o êxito dos resultados, bem como os erros cometidos a serem corrigidos;Flexibilidade: estar preparado para modificar o caminho ou o destino da empresa em situações adversas que virão e que só ele tem o poder de contornar.Apoiar os profissionais de sua equipe a brilharem e se desenvolverem, percebendo então a sua importância para o sistema em que estão inseridos.

Ser líder de verdade demanda preocupação para o melhor desempenho dos colaboradores e não somente a satisfação do poder que possui, mas sim de todos ao redor. Um bom líder deve obter um lugar de destaque na sua empresa e deve se adequar a esses fatores. Ser líder exige que os grupamentos comprem suas idéias e ideais, para isso é necessário ter como característica a capacidade de mobilizar e motivar. Da mesma forma que se mobiliza e motiva nações inteiras,na busca por um objetivo, como observa os exemplos verificados pela história, deve ocorrer, também, em empresas e/ou organizações e assim se dá O CONTEXTO EMPRESARIAL.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL:

A abordagem estrutural da administração, reúne as teorias que estão embasadas em uma visão mais mecanicista e racional do mundo.

Os principais teóricos dessa abordagem foram sem dúvida Taylor,Ford e Fayol que ainda hoje contribuem muito para a administração dos negócios.Dentre as teorias desenvolvidas,a teoria clássica de Henry Fayol se destaca, pois procurou trabalhar com todos os níveis da organização desenvolvendo 14 princípios de administração e criando as funções administrativas.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Assim, é importante definir as funções administrativas desenvolvidas por Henry Fayol que definiu cinco elementos básicos do processo administrativo utilizados até hoje e são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

As funções administrativas podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis. Fayol definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica.

Funções relacionadas à produção;

Função Comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra,venda e a permuta de produtos e suprimentos ;

Função Financeira – constituída pelas atividades relacionadas à captação e a gestão de recursos financeiros;

Função Segurança – envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores contra roubos, incêndios,inundações e acidentes,bem como contra greves e atentados;

Função contábil – são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas;

Função Administrativa – caberia a essa função a integração das outras cinco funções;

Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa técnica – ou seja, constituída pelas atividades .

3 PATRIMÔNIO:

Patrimônio é o objeto de estudos da contabilidade.Segundo Padoveze - “é o conjunto de ariquezas de propriedades de alguém {...}” . Este refere-se a dois aspectos do patrimônio:qualitativo e quantitativo.

Patrimônio é um conjunto de bens,direitos e obrigações que são vinculados à entidade(empresas,organizações,poder público),e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.é composto pelo Ativo(bens e direitos) e o Passivo(obrigações e patrimônio líquido).

A estrutura patrimonial pode ser representada na seguinte : a parte positiva do patrimônio será sempre demonstrada do lado esquerdo e a parte negativa, o direito.A soma das contas do lado esquerdo sempre será igual a soma das constas do lado direito.

3.1 PATRIMÔNIO LÍQUIDO;

São os recursos que os sócios ou acionistas investiram na empresa acrescidos de resultados da própria empresa que não foram distribuídos.Ao falar sobre Patrimônio líquido,existem várias formas de abordagens: teoria do proprietário,teoria da entidade,teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com