TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

CONTEXTO EMPRESARIAL

Nos tempos atuais presenciamos enormes mudanças no cenário econômico. Surge a cada dia novas empresas apresentando novos produtos, serviços e tecnologias. Mas, juntamente com o crescimento dessas empresas, temos também muitos obstáculos e para que uma organização permaneça no mercado é necessário ter uma boa administração. Assim, faremos uma abordagem aos processos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender o novo cenário empresarial e com isso essas empresas possam se manter diante das dificuldades.

Com uma visão diferenciada das organizações, Fayol abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração. Ele adotou alguns princípios da Administração Cientifica, como a divisão do trabalho e disciplina, abandonando outros e acrescendo os princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa.

Chiavenato (2004) afirma que: Henri Fayol, juntamente com Taylor é considerado um dos fundadores da moderna Administração. Definiu as funções básicas da empresa, o conceito de Administração, bem como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.

CONCEITO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A administração depende de quatro elementos básicos do processo administrativos, utilizados até hoje são eles: planejamento, organização, direção, e controle.

O planejamento estratégico na organização envolve um comportamento proativo e exige a participação de todos na empresa através do incentivo ao comportamento empreendedor. Toda a atividade que se pretende executar é importante ter um bom planejamento.

Lobato (2006, p.34) defende que:

“Para conduzir a gestão estratégica competitiva, a organização deve compreender, de forma coletiva, os limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes.”

Maximiano (2006) Afirma que:

“O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.”

A organização é o processo de determinar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, para que assim, possam alcançar eficientemente os seus objetivos.

Cury (2003) destaca três modelagens das organizações em busca de efetividade: Tradicional, Moderna e Contemporânea, é importante ressaltar que todos os momentos foram fundamentais para se entender e chegar ao estilo mais adequado de cada empresa dentro de suas limitações e objetivos.

Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo.

A direção consiste em conduzir e coordenar o pessoal na execução de um plano previamente elaborado. Não basta apenas dar ordens e instruções, é preciso saber motivar seus subordinados na execução das tarefas. Ela é, inegavelmente, uma das complexas funções da administração. Isto se deve à sua abrangência e ao fato de estar intimamente relacionado às pessoas.

Como assegura Chiavenato (1995),

“É a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”.

Assim, para dirigir pessoas são necessários profundos conhecimentos a respeito do processo de comunicação, das teorias de liderança e da motivação.

O controle se associa a atitudes coercitivas, principalmente quando envolve pessoas.

Os autores Koontz e O’Donnel (1998) especificam que controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados.

É a função em que cada administrador certifica-se de que aquilo que é feito está de acordo com o que se projetava fazer.

PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

As organizações estão passando por mudanças a cada dia, essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Desde os primórdios da revolução industrial com a Era da Industrialização Clássica onde as pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais, como máquinas, equipamentos e capital, com três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. Passando pela Era da Industrialização Neoclássica que se deu com o final da segunda guerra mundial quando as mudanças passaram a ser mais rápidas, mais intensas e a competição entre as empresas ficou mais acentuada. As organizações tentaram novos modelos de estrutura que pudessem proporcionar mais inovação e melhor ajustamento às novas condições. Temos ainda a Era da informação, onde a informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundo, provocou o surgimento da globalização, a competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações.

Drucker (1993) afirma que:

“Na Era da Informação, a tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia global”.

PATRIMÔNIO

Na contabilidade, temos por Patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliação econômica.

Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas, suscetíveis de avaliação econômica. Já direitos são todos os valores que as empresas têm para receber de terceiros, tais como duplicatas a receber, promissórias a receber, aluguéis a receber, etc.

De acordo com Padoveze (2000), É o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.

Ferreira (1994 p.488) diz que:

é um complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse de tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica.

Segundo o conselho federal de contabilidade (2006, p.19),

“Entende-se a natureza dos elementos que o compõe como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com