TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Como mercado exposto a diversos fatores econômicos e a velocidade do desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, as empresas cada vez mais se eparam com a forte concorrência existente no mercado. Entretanto,para suportar tanta pressão, as empresas estão focando suas atenções na cadeia de valor, em outras palavras às atividades específicas, essencialmente necessárias para obter, produzir e distribuir um produto, desde a concepção do pedido passando pela matéria-prima até chegar às mãos do cliente final.

Logoas condições de qualidade, produtividade e competitividade nos ercados interno e externo, bem como, os ajustamentos às necessidades dos consumidores constituem os principais fatores responsáveis pela odernização tecnológica da indústria.Busca-se encontrar métodos, técnicas, sistemas e filosofias de manufatura e gerenciamento empresarial que permitam às organizações alcançar melhores níveis de desempenho global, especialmente tratando-se de variáveis como qualidade, custo e flexibilidade. Pois, cada vez mais as organizações têm visto os benefícios desta filosofia.

Mudanças no processo de produção é uma ousadia necessária de difícil decisão em qualquer segmento de mercado. Pois, abrir mão do bom e velho modo de trabalhar dá a sensação de estar jogando fora toda experiência que se tem

2 DESENVOLVIMENTO

A globalização da economia, com consequente abertura de mercados, e a estabilidade da moeda incentivaram, entre outras coisas, a entrada de novos concorrentes internacionais, levando as indústrias brasileiras a investir em tecnologia e melhoria de instalações e processos. As mudanças tecnológicas e a rapidez que aconteceram, geraram uma competição na economia forçando novos empresários a adotarem modelos diferentes de gestão.

O mercado globalizado, além de criar desafios, gera também oportunidades com possibilidades de aumentar exportações e melhorar condições de concorrer no mercado internacional. Porém é necessário que a empresa busque parcerias e atualização tecnológica para ganhar escala e, com isso, reduzir os impactos da globalização (DONATTIapud MACEDO, 2003. p. 51).

No Brasil, a preocupação com a criação de pequenas empresas, duradouras, e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo. Isso porque nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas empresas brasileiras tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se nomercado. (IBGE apud DORNELAS, 2001, p. 34).

Sabendo-se que a indústria é o setor que mais emprega mão-de-obra, ela por sua vez, com o uso de novas tecnologias tem substituído cada vez mais o uso do homem pelo uso da máquina, então ao se comparar os níveis de investimento da indústria, pode-se perceber que ela não representa o maior número de geração de empregos.

O sucesso dessas empresas está intimamente relacionado à forma de administração dos recursos financeiros que possibilitam investimentos em máquinas e equipamentos destinados ao aumento da produtividade, diluindo assim os altos custos fixos, justificando muitas vezes a captação de financiamentos para estas otimizações.

Para gerar emprego a organização necessita estar com boa saúde financeira apresentar níveis de crescimento com os investimentos necessário nos mais diversos setores, para isso é fundamental que, principalmente na visão de seu gestor, bem como com a colaboração de sua equipe, a empresa possa buscar subsídios quepossibilitem um gerenciamento eficaz em todos os processos, tomada de decisão, ações empreendedoras que possam assegurar o sucesso de seu empreendimento.

Na sociedade atual, é de fundamental importância que o trabalho empresarial se faça com base em informações suficientemente completas e precisas para que o desempenho da empresa seja o melhor possível, assegurando, assim, a sua sobrevivência e promoção no mercado. Entretanto, uma má informação pode possibilitar uma tomada de decisão equivocada ao ponto deteriorar toda a estrutura de uma empresa, podendo colocar em jogo cada um dos seus componentes patrimoniais. A informação é um bem intangível e imensurável, porém, é de grande valor econômico se for útil, reutilizável e desejada. Portanto, a contabilidade é um importante instrumento de apoio às estratégias empresariais.

Para ampliar e aprofundar a responsabilidade social das empresas é preciso que haja mais pressão da sociedade e dos atores que interagem diretamente com elas, para que haja mudanças de comportamento efetivo. Além do papel regulador típico do Estado, na definição de exigências legais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com