TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

3 PATRIMÔNIO

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

4.1 CAPITAL SOCIAL

4.2 CAPITAL DE TERCEIROS

5 ANÁLISE DE MERCADO

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

7 ESTRUTURA DE MERCADO

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

9 CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

Com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema contexto empresarial, esse trabalho tem como objetivo abordar os aspectos principais do tema proposto, pode se afirmar que o contexto empresarial com seus conteúdos, tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades empresariais.

Será abordado o conceito de cada função administrativa as principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes e origens de recursos, capital social, capital de terceiros,análise de mercado,demanda, oferta,equilíbrio de mercado,estrutura de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social,todos esses aspectos do contexto empresarial será abordado, desenvolvendo a necessidade de se obter, um grande conhecimento de mercado, a fim de não se cometer erros administrativos que podem levar o iniciante de uma atividade empresarial ao sucesso profissional ou ao contrário disso até mesmo a falência.

DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas tiveram como seu precursor Henri Fayol, ele fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Ele vivia no início do Século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas, são elas:

Planejamento é definir precisamente os resultados desejados, entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.Assim,essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.

Organização é ordenar os recursos necessários á execução do trabalho envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja,como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.

Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

Controle envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter a certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

A administração assim como as suas funções sofreram constantes mudanças ao longo do tempo. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa.

3 PATRIMÔNIO

O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação é incompleta e pouco esclarecedora. Em Contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA

Bens e Obrigações (a serem pagas)

Direitos (a Receber)

Conceitos de Patrimônio:

1) Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. (José Carlos Marion).

2) Conjunto de riqueza de propriedade de alguém (padoveze).

3) Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidade (empresas, organizações,poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.(José Manoel da Costa)

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos, provenientes de duas origens ou fontes: recursos próprios, recursos de terceiros, a constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com