TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Casos: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

CONTEXTO EMPRESARIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 PLANEJAMENTO 4

2.2 ORGANIZAÇÃO 5

2.3 DIREÇÃO 5

2.4 CONTROLE 5

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 7

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 8

5 ANÁLISE DE MERCADO 10

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 12

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 14

7.1 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA 14

7.2 OLIGOPÓLIO 14

7.3 MONOPÓLIO 14

7.4 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA 15

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAl 16

9 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar de forma objetiva o contexto empresarial de uma entidade, que, através de várias ciências, entre elas, a administração, a contabilidade e o marketing ajudam em todos os aspectos para que uma empresa possa alcançar os objetivos almejados, crescendo a cada dia.

Analisaremos a definição de funções administrativas e seus principais componentes conceituando cada um deles. Além disso, vamos observar o conceito de patrimônio de uma entidade vista pelo prisma de vários autores.

Abordaremos ainda, as forma de recrutamento de recursos para uma empresa através do capital social dos sócios e capital de terceiros.

Encerrando, vamos abordar sobre mercado, dando sua definição, abordando o tema análise de mercado e sua estrutura mencionando e definindo cada um de seus componentes, definindo cada um deles e mencionando ainda a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são exercidas por todos aqueles que estão à frente de uma empresa, uma vez que tais funções estão amplamente ligadas ao ambiente organizacional das empresas. O Primeiro autor a descrever sobre as funções administrativas foi Henry Fayol, com a necessidade de diferenciar as funções operacionais e de gestão, podendo assim, a administração ser encarada como profissão.

[...], foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. Na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão. (SILVA, 2013, p. 150).

Podemos destacar como principais funções administrativas, dentre outras, o planejamento, a organização, a direção e o controle.

2.1 PLANEJAMENTO

Planejamento é o modo com que as pessoas e as organizações se relacional com o futuro de forma racional. É uma decisão antecipada que reflete no que deverá ser feito. É tida como a principal função que será realizada dentro do processo administrativo.

Entre uma decisão e uma ação de haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. (SILVA, 2010, p. 151).

O planejamento envolve uma visão estratégica, onde as condições do presente determinam as ações a serem tomadas no futuro.

Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de agir um futuro desejado. (KWASNICKA, 1995, p. 169).

2.2 ORGANIZAÇÃO

Para atingir um objetivo é necessário reunir e coordenar determinados recurso. E, a esta tarefa, damos o nome de organização. É uma forma de se estruturar para atingir seus objetivos.

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. (SILVA, 2010, p. 151).

Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela está na fase da organização. (MURDICK, 2009, p. 292)

2.3 DIREÇÃO

Após colocar em prática as duas funções mencionadas anteriormente, se faz necessário tomar a direção a qual nossos objetivos serão atingidos.

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. (SILVA, 2010, p. 152).

A direção se relaciona com a forma a qual as pessoas serão guiadas, incidindo nas atividades a serem executadas da forma esperada.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. (SILVA, 2010, p. 152).

2.4 CONTROLE

Se relaciona com o planejamento, pois vai garantir que o objetivo planejado seja atingido. Podendo assim, efetuar eventuais correções, se necessário, uma vez que haverá uma comparação entre o que foi planejado com o que está efetivamente sendo colocado em prática.

Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias. (MURDICK, 2009, p. 311).

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Basicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com