TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 CONTRIBUIÇÃO DE FAYOL PARA A ADMINISTRAÇÃO 5

3 PATRIMÔNIO 7

4 ORIGENS DE RECURSO 9

4.1 CAPITAL DE TERCEIROS 9

4.2 CAPITAL PRÓPRIO 9

4.3 CAPITAL DE TERCEIROS X CAPITAL PRÓPRIO 10

5 ANÁLISE DE MERCADO 11

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 13

6.1 CONCEITOS 13

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 14

8 CONTABILIDADE SOCIAL 15

9 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo dos fundamentos econômicos e administrativo passando por tópicos essenciais para a compreensão de um contexto empresarial.

A contabilidade tem alguns conceitos que devem ser sempre considerados, pois a partir destes conceitos, originamos formas de estudo, bases para análise e ferramentas para melhor desenvolver e cooperar com o crescimento de uma organização.

Durante o contexto serão apresentados o conceito de Patrimônio, algumas fontes de origens do capital de uma organização, estruturas de mercado, além de formas de análise de mercado, para ver como anda a demanda e a oferta de produtos em busca de seu ponto de equilíbrio.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O engenheiro francês Jules Henry Fayol (1841-1925), é um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Fayol foi o primeiro a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, ao contrário da visão microscópica de Taylor cuja teoria está centrada no nível individual de cada operário com relação às tarefas. Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes. Por ter adquirido o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção, constatou que o que fazia uma empresa funcionar era quatro funções que envolveriam a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção.

• planejar: (visualizar o futuro e traçar o programa de ação) O planejamento consiste em estabelecer os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É tida como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente.

• controlar: (verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido) neste momento é feita a avaliação das suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades. Por esta definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão intimamente ligados. Enquanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, o segundo cria os meios pelo qual será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas organizacionais. O uso eficiente da função controle é uma ferramenta poderosa para assegurar que o que foi planejado será alcançado.

• organizar: (constituir o duplo organismo material e social da empresa) A organização consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar.

• direção: (dirigir e orientar o pessoal; ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos) Para que as funções administrativas de planejar, controlar e organizar se efetuem, é necessário que outra função lhes dê o suporte para sua realização. Assim surge o papel da direção como função que guia as atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros. A melhor forma de direção é aquela que melhor consegue reunir recursos materiais e humanos para o alcance do que se é pretendido pela organização.

2.1 CONTRIBUIÇÃO DE FAYOL PARA A ADMINISTRAÇÃO

A maior contribuição de Fayol à ciência administrativa incorporados às Funções Administrativas foram os 14 Princípios Gerais da Administração que, apesar de alguma contestação, servem de guia básico para todos os que desejam gerenciar com sucesso:

1º Divisão do trabalho à especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o rendimento. “Produzir mais e melhor, com o menor esforço.”

2º Autoridade e responsabilidade à direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma conseqüência da autoridade.

3º Disciplina à obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.

4º Unidade de comando a o empregado deve receber ordens de somente um chefe

5º Unidade de direção a um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;

6º Subordinação do interesse particular ao interesse geral a os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.

7º Remuneração do pessoal a prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e empregado.

8º Centralização à convergência da autoridade na direção da empresa;

9º Hierarquia à (ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.

10º Ordem a um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.

11º Eqüidade à resultante da combinação da benevolência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com