TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Tese: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 18

CONTEXTO EMPRESARIAL

No contexto empresarial há tais funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é considerado a principal função dentro do processo administrativo de uma empresa.

Segundo (KAWASNICK, 1995 pg. 169) planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. Planejamento se divide em três partes: Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Segundo Silva, Mônica Maria, o planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos que deveram ser executadas pelas várias áreas da organização. O planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos.

A organização tem como conceito reunir e coordenar o que é preciso para atingir os objetivos. É através de uma representação gráfica chamada de organograma que podemos estabelecer a responsabilidade e função de cada integrante. Na direção, terceiro passo para atingir os objetivos com sucesso. A direção esta ligada com os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser colocadas em suas funções, treinadas, capacitadas, motivadas para que consigam atingir seus objetivos com sucesso. O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele iria assegurar que o objetivo planejado seja atingido. No primeiro caso o empresário pesquisou e percebeu a grande demanda e poucas opções de produtos no mercado, e viu ali um bom campo de atuação. Organizou e investiu de forma correta, onde a sua empresa passou a crescer pela boa qualidade dos produtos e baixo preço, com o diferencial de agir e atender as necessidades dos clientes. No segundo caso podemos dizer que foi bem planejado. Com um longo período de pesquisa para poder montar o plano de ação e com isso convencer o banco a financiar seu projeto.

Para o empresário Eduardo de Almeida “só ter uma boa ideia não é o suficiente”. Para nos referir ao cenário econômico podemos citar como de grande importância o planejamento de uma empresa, pois ele é a base de tudo, dentro de uma perspectiva empreendedora, é a partir de um bom planejamento que se consegue tomar decisões para alcançar os respectivos objetivos.

Observa-se em relação às reportagens de que um abriu o seu próprio negócio com capital dele, já o outro teve de recorrer ao banco em busca de um financiamento de 100%. Diante disso, podemos afirmar que ambas as empresas enfrentam grandes desafios, dentro de um cenário econômico, pois as variáveis macroeconômicas estão presentes e interferem nas atividades e no dia-a-dia de uma empresa.

Dentre elas podemos citar: a inflação, as taxas de juros e o crescimento econômico:

Conforme Garcia e Vasconcellos (2002, p.83)

[...] a macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Nota-se que na primeira empresa, houve um crescimento da produção e do emprego e um equilíbrio nas contas, pois aumentou o faturamento da empresa consideravelmente, com isso, o empresário investe na qualidade e na diversidade de produtos, de forma a manter-se no mercado competitivo, onde a concorrência é intensa no mundo globalizado.

As taxas de juros exercem uma influência muito grande em relação aos investimentos de uma empresa, pois se a taxa de juros for alta, automaticamente os empresários irão adiar os investimentos, procurarão manter seus recursos em aplicações financeiras e consequentemente os consumidores vão consumir menos, a fim de aplicar seus recursos financeiros.

A inflação, geralmente é tida como um problema, pois ela representa o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, uma vez que estabelecida a sua taxa é imprevisível, tendo como resultado, sérios problemas sociais e pessoais.

Outro item importante, é o crescimento econômico, pois é considerada a meta mais importante a ser perseguida pela política econômica, pois o crescimento econômico refere-se à produção e a sua expansão pelo país. Para falarmos de controle contábil outro elemento importante que o contexto empresarial engloba é necessário entender primeiramente o seu significado. O controle contábil significa identificar e catalogar todos os bens disponíveis e verificar o preço atual de cada um deles, conhecendo o preço de cada um dos bens disponíveis e somando os seus valores, podemos ter uma ideia exata do valor de mercado da empresa.

O fato é que a grande maioria dos profissionais de administração de empresas desconhece o valor verdadeiro das empresas que gerenciam. Conhecer bem o patrimônio o qual está gerenciando traz muitas vantagens para o administrador, como: Quando a empresa faz o controle patrimonial correto dos seus bens, produz estatística e balanços muito mais precisos, com dados mais precisos o profissional de administração de empresas toma decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com