TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO

Conforme as matérias: “Empresa Fatura R$ 300.00,00 por mês com fabricação de panelas” e “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio”, divulgadas no site de notícias G1.com, os empreendedores montaram seus negócios fazendo uso das Funções Adminstrativas que são: Planejamento, Organização, Direção ou Liderança e Controle.

O Planejamento no primeiro caso o empreendedor observou a necessidade de abrir uma empresa para suprir as necessidades das lojas de 1,99 e satisfazer o consumidor.

Já no segundo caso o empreendedor que passou muitos anos trabalhando em multinacionais e não tinha capital para abrir sua empresa, foi preciso fazer um excelente planejamento observando suas possíveis variáveis para conseguir um financiamento do capital no banco.

Segundo Silva (2010, p. 151) “Organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos”.

A organização acontece quando o empreendedor vai realizar um investimento de capital, como no primeiro caso ele optou investir em maquinas e mão de obra para aumentar a qualidade de seus produtos.

No segundo caso foi importante para que ele conseguisse se organizar de maneira eficáz para liquidar as obrigações da empresa por conta do financiamento, funcionários, energia e outras obrigações.

No que diz respeito, liderança são as decisões que devem ser feitas pelos indivíduos para que o objetivo seja alcançado positivamente.

O controle está diretamente ligado ao planejamento, pois ele assegura que o objeitvo do empreendedor seja alcançado positivamente para que não haja perdas ou danos ao patrimônio.

Ao se fazer investimentos, sejam eles de capital próprio ou de terceiros, deve-se levar em conta todas as variáveis macroeconômicas que possam vir a interferir nas atividades da empresa, tais como inflação, juros, desemprego, entre outros.

Como podemos perceber, em ambos os casos teve-se um bom controle e gestão das funções administrativas, vimos também que o planejamento foi uma das funções fundamentais para que as empresas tivessem um desenvolvimento relevante, entretanto sabe-se que variáveis macroeconômicas são geralmente imprevisíveis, ou seja, dificilmente saberemos se irar ocorrer uma inflação que fará com que o fluxo da mercadoria diminua, ou se as vendas serão suficientes para pagar a parcela do empréstimo do capital social – como no segundo caso – entre outros tantos contratempos que possam vir a acontecer.

Conforme pode acontecer as taxas de juros aumentam com a inflação gerando um descontrole na compra de matéria prima ou no pagamento de empréstimos feito por terceiros.

Um outro exemplo de variável é o desemprego que é um reflexo da inflação, ou seja com o aumento da inflação o empresário tende a reduzir seu quadro de colaboradores e com isso diminui a produção, o que trará prejuízo para a empresa.

Saber que imprevistos podem acontecer não é suficiente, é preciso estar preparado para eles. Uma empresa que consegue ver seus negócios de diversos ângulos, tem maiores chances de crescer.

Segundo o Dicionário de Aurélio (1988, p.136), controle é: “ato ou poder de controlar, fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, etc., para que não se desviem de normas preestabelecidas”

O Controle Contábil nos dois casos é necessário para a vida útil das empresas em questão, para total controle de gastos e despesas que podem ou não ocorrer dentro da entidade, tais como desperdicio da matéria prima ou gastos impróprios como compra de bens ou empréstimos desnecessários.

E fundamental o empreendedor estar atualizado com custos e despesas em seu empreendimento, porém é de suma importância acompanhar o status de cada item importante dentro da empresa.

O exercício da cidadania empresarial, segundo Melo Neto e Froes (2001), exige que a empresa atue com eficiência na gestão da responsabilidade social interna e externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com