TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigos Científicos: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo ( indivíduos e famílias ); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

A macroeconomia - estuda o funcionamento da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.

Administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.

PLANEJAMENTO “é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.” ORGANIZAÇÃO “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”DIREÇÃO “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”CONTROLE “é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”

Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

Diferencie inflação de oferta e inflação de demanda? A inflação de oferta, também conhecida como inflação de oferta, é aquela decorrente da alta dos custos na economia, como por exemplo, elevação das tarifas públicas, das taxas de juro, dos combustíveis ou dos salários.

A inflação de demanda ocorre quando há excesso de demanda agregada (procura) em relação à produção disponível.

Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como materia prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.

Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc. (ceteris paribus).

O que é inflação inercial?como ela ocorre? ..seguinte Inflação Inercial refere-se à idéia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura. A inflação se mantém no mesmo patamar sem aceleração inflacionária e é decorrente de mecanismos de indexação. Estes mecanismos podem ser: formais e informais. Formais: regras específicas e legais de aumento. Ex.: aluguéis, mensalidades escolares, etc. Informais: quando os agentes aumentam o preço porque os outros também o fizeram. No Brasil, na época da inflação elevada(nos anos 70 e 80) os contratos de diversos tipos tinham cláusulas de correção que eram auto-aplicáveis. Isso gerou na população um comportamento inflacionário: transferia-se para o mês seguinte a taxa de inflação do mês passado mesmo que não houvesse pressões de demanda ou de custo

Aponte as diferenças entre clássicos e neoclássicos quanto a intervenção do estado na economia?

Se entendermos que os clássicos são basicamente Adam Smith e Ricardo e que os neoclássicos não incluem a macroeconomia (ou seja, a síntese neoclássica pós-Keynes) então as diferenças são poucas: os dois são contra a intervenção do Estado.

Os clássicos tinham uma postura mais ativa em defender o livre mercado, já que se posicionava contra o mercantilismo que ainda existia. Os neoclássicos tinham uma abordagem mais abstrata, já que floresceram em um período de liberalismo econômico (ao menos nos países centrais).

Porém, os neoclássicos se debruçaram sobre a questão da defesa da concorrência, algo que surgiu no séc. IXX junto com as grandes corporações de empresas, algo que não existia na época dos clássicos. Em geral, os neoclássicos defendem que o Estado deve intervir para garantir a livre concorrência, corrigindo distorções criadas por empresas monopolistas ou oligopolistas.

Se introduzirmos Keynes e sua macroeconomia, surge a possibilidade de insuficiência de demanda agregada, e o Estado poderia ser chamado a suprir a demanda. Mas não consideraria a síntese neoclássica como parte do neoclassicismo.

Para os clássicos, a preocupação central era o crescimento econômico em longo prazo, o modo como a distribuição da renda entre as diversas classes influencia este crescimento e que a economia é regida por leis naturais, auto-reguladoras, que levam à harmonia social. Portanto, não há necessidade de intervenção do Estado nas leis do mercado, ou seja, a implantação do laissez-faire1. Pode-se dizer que os clássicos estavam preocupados com uma teoria do crescimento econômico (ARAÚJO, 1995).

Qual o futuro da Contabilidade na Nova Economia ?

Temos vários desafios em nossa profissão e um dos mais recentes é a padronização das normas contábeis em nível internacional.

Porém, para isso primeiro como diz o texto: "devemos arrumar a casa", para depois falarmos de globalização.

Desta forma a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com