TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi escrito com o objetivo de desenvolver os conceitos básicos da administração e a contabilidade que será apresentada como base importante e fundamental para a aplicação empresarial no desempenho da profissão contábil.

A contabilidade hoje em dia é uma ferramenta essencial para o funcionamento de uma empresa, ela com seu conjunto de princípios, normas e procedimentos próprios é uma ciência com o objetivo de conhecer melhor a situação patrimonial das pessoas, seja ela físicas ou jurídicas e suas mutações.

Enfatizarei no mesmo as grandes mudanças que as teorias de Henri Fayol provocou no século passado, e vem sendo utilizadas até os dias de hoje em qualquer organização, pois toda e qualquer empresa precisa de planejamento, organização, direção, coordenação e controle para um melhor resultado.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

É o conjunto de expedição, desempenhada pelas pessoas estatais ou por quem esteja no exercício de prerrogativas estatais de regras complementares à lei, sujeito a controle jurisdicial, numa posição privilegiada e superior diante de particulares, para viabilizar a concretização dos interesses públicos.

1.1.1 ATEORIA CLÁSSICA

É a abordagem mais conhecida e que durante mais tempo predominou, nasceu com Henry Fayol (1841-1925), um engenheiro Francês, que ao contrário de outros teóricos como Taylor, procurou dar uma visão mais definida à Administração.

Enquanto Taylor possuía, um olhar, mais mecanizada, voltada à área de produção, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. Fayol estabeleceu um conjunto de operações ou funções essenciais para qualquer empresa, seja ela, grande, média ou pequena. Ele definiu cinco elementos básicos no processo administrativo, utilizados até hoje que são eles: Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

• Planejamento: é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

• Organização: é constituir o duplo organismo material e social da empresa;

• Direção: é dirigir e orientar o pessoal;

• Coordenação: é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;

• Controle: é verificar q tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas

Esses elementos fazem parte das funções administrativas elas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, exercendo-se sempre acima delas. Fayol assegurava que qualquer organização necessita de administração fosse do tipo de comércio, religião, militar, industria, política ou filantrópica, em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada.

1.1.1.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Analisando as teorias administrativas e a evolução da mesma, conclui-se que as preposições são antagônicas, mas se completam. Assim, cada instabilidade encontrada nessas tem sido aprimoradas por novas teorias posteriores, desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação.

Até os dias atuais, como ocorria no início do século xx, em decorrência da Revolução Industrial, as organizações procuravam produzir mais em menos tempo, evitando os desperdícios, e com esse intuito, foram chegando as máquinas, a tecnologia, mas a meta ainda era a mesma, mesmo que não sejam aplicadas da mesma forma, as teorias administrativas ainda são muito utilizadas, em exemplo disso temos as teorias de Fayol, as funções administrativas que são utilizadas até os dias atuais, em qualquer entidade ou organização.

3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliação econômica. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível não podendo ser desmembrado.

Os bens eles podem ser Tangíveis e Intangíveis;

• Tangíveis: São bens que tem forma física, são palpáveis, Ex. veículos, máquinas, móveis.

• Intangíveis: São bens que não são materiais, mas que são mensuráveis Ex. marcas da empresa registrada, registro de inventos, ponto comercial.

• Direitos: São os haveres ou os créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém.

• Obrigações: São dívidas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas.Podemos denominá-las de obrigações exigíveis.

Um dos objetivos da contabilidade é o patrimônio na evidenciação da sua evolução e mensuração pelas informações geradas para os diversos usuários.

3.1 AUTORES DE PATRIMÔNIO.

O arquiteto francês Eugene Viallet-le-Duc elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio tornando-se referencia teórica na Europa e no mundo. Outros pensadores como o crítico de arte inglês John Ruskin e o arquiteto italiano Camillo Boito elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração embora conflitantes sobre o patrimônio.

4. FONTES DE RECURSOS.

No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes:

1 - recursos próprios;

2 - recursos de terceiros.

A constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios. Igualmente, são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos.

Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não correspondem a obrigações. Portanto, são recursos próprios os decorrentes de receitas, lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transações com terceiros, tais como os rendimentos auferidos com aplicações financeiras, aluguéis de imóveis próprios, lucro na venda de mercadorias e serviços.

Parte dos lucros apurados pela pessoa jurídica é distribuída aos seus acionistas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com