TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho traz conceitos básicos de funções administrativas que auxiliam os gestores no processo decisório empresarial, bem como conceitos de renomados autores de contabilidade, sobre patrimônio e análise de mercado e sua estrutura.

2 DESENVOLVIMENTO

No ambiente empresarial assim como em nosso dia a dia, desenvolvemos mesmo que inconscientemente as Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Comando Controle e Coordenação.

Imagine que no final deste ano você pretenda viajar a São Paulo, em férias será preciso definir algumas medidas necessárias para concretizar seu objetivo. Há explícita uma vontade e, ao mesmo tempo, uma necessidade de realizar planos e estabelecer meios para alcançar objetivos.

Para construir uma casa, plantar uma árvore, produzir um prato, preparar uma aula, enfim, no cotidiano da vida pessoal ou organizacional, a elaboração e execução de planos é fato comum e possibilita a otimização dos recursos produtivos.

Afinal, o que significa o Planejamento?

Para Drucker (2006), “[...] um plano é uma direção.”

O Planejamento é um processo dinâmico que requer integração com as constantes mudanças ocorrentes no meio; que, enquanto pensamento aplicado à gestão das organizações de produção, recebeu a contribuição de inúmeros autores, com destaques para as idéias de Frederick Taylor, Igor Ansoff e Alfred Chandler; e que, dentre outras técnicas, a Análise do Ciclo de Vida dos Produtos, a Análise DAFO e a Matriz BCG são técnicas comumente aplicadas na gestão.

A Organização, enquanto unidade de produção, está presente, seja no espaço residencial ou no bairro, seja no suprimento de bens de consumo duráveis e não duráveis ou nos estabelecimentos de prestação de serviços, ocupando espaço importante na vida das pessoas. A estruturação e o funcionamento das unidades de produção se manifestam em nosso meio e demandam a aplicação de princípios relacionados ao processo de organizar. Para organizar é importante definir estruturas, em Função das estratégias, e adequá-las conforme múltiplos critérios.

O Comando é uma das Funções Administrativas que é exercida, através dos diversos estilos de liderança.

A Função Controle cumpre importante papel para o estabelecimento de aproximação entre o Planejamento e a execução das ações programadas no âmbito organizacional. Para que ela seja desempenhada de maneira eficiente e eficaz, o gestor deve acompanhar o desempenho das ações-chave da Organização, identificar os eventuais desvios e apontar as ações corretivas.

A Coordenação é uma Função paralela às demais Funções Administrativas e requer articulação continuada entre os diversos componentes da estrutura produtiva para que alcance seu objetivo básico, que é a conquista da eficiência, eficácia e efetividade organizacional.

Dominando as funções administrativas, podemos conduzir facilmente o enriquecimento de nosso patrimônio empresarial ou pessoal uma vez definido por WILKEN (s/a:9) “é o patrimônio à disposição das aziendas no seu aspecto estático e dinâmico”.

FRANCO (l997:19) “é o patrimônio e seu campo de aplicação o das entidades econômico- administrativas, assim chamadas aquelas que para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessária a seus fins”.

CARNEIRO (1960:21) “é o patrimônio, sobre o qual se exerce a administração econômica, no sentido da sua permanência e produtividade, cujo conjunto constitue a azienda”.

D’AMORE (1976:20) “o patrimônio das entidades públicas e particulares, considerando, naturalmente, qualitativa e quantitativamente em seus dois aspectos – estático e dinâmico”.

CREPALDI (1995:) “é o patrimônio. Tendo como premissa básica o fato de o patrimônio empresarial não ser estático, alterando-se a cada operação, e sabendo que o volume de transações requer um controle próprio”.

Assim como os autores citados acima, podemos constatar que, a visão patrimonialista requer estratégias de planejamento, execução, avaliação e controle do mesmo, para que assim, possa se alcançar o objetivo maior da entidade que é a sua lucratividade.

Antes mesmo de se abrir uma empresa é necessário avaliar as variáveis que afetarão a mesma durante todo o seu ciclo operacional, tais variáveis conhecidas como externas e internas. Conhecer essas variáveis é de fundamental importância para o bom andamento da entidade, pois conhecer o mercado ao qual se irá inserir garante no ato do planejamento, desenvolver estratégias que nos levará a eficácia empresarial.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com