TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

As empresas passaram por grandes mudanças no decorrer dos séculos. Observamos um novo contexto empresarial. As formas de administrá-las passaram por grandes mudanças. Isto tem exigido profissionais de Administração, Economia e Contabilidade bem informados e capacitados. Assim compreender as funções administrativas, o patrimônio da empresa e como funciona o mercado econômico é fundamental para um bom profissional neste novo contexto empresarial. Assim neste trabalho, focalizaremos o conceito de funções administrativas, quem desenvolveu tais conceitos e quais foram as mudanças no decorrer dos anos. Saberemos o que é Patrimônio, qual a origem dos recursos das empresas. Finalmente veremos o que é demanda, oferta e equilíbrio de mercado e qual a importância da contabilidade social com ferramenta de informação para a gestão social.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administração envolve planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma organização com o objetivo de alcançar os objetivos estabelecidos. Para atingir a eficácia no processo administrativo, segundo (FARIA 2002), três tipos de habilidades são necessárias: técnica, humana e conceitual.

• Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para a consecução de tarefas específicas;

• Habilidade humana: habilidade de compreender as atitudes e motivações dos empregados, trabalhar com eles e aplicar os princípios de liderança;

• Habilidade conceitual: habilidade de compreender os problemas e objetivos da organização global e ajustar o comportamento das pessoas dentro da empresa.

Diversos teóricos foram ousados e inovadores ao introduzirem novas formas de organizar os recurso e administrar as pessoas dentro das organizações, dentre estes podemos destacar dois.

2.1 TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

• Frederick Winslow Taylor (1856-1915), desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários.

• Henri Fayol (1841-1925) desenvolveu a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração.

Embora esses dois precursores da administração jamais tenham se comunicado entre si e seus pontos de vista sejam diferentes, até mesmo opostos, o certo é que suas ideias complementam-se, razão pela qual sua teorias dominaram as cinco primeiras décadas do século passado no panorama da administração das empresas.

2.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo

• Teoria da Administração Cientifica: foi desenvolvida por engenheiros americanos seguidores de Taylor, como Gilbreth, Gantt etc. Preocupava-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos operários. Procurava eliminar o desperdício na base da empresa, ou seja, no chão da fábrica, por meio da adoção de métodos de trabalho e, assim, aumentar a eficiência e a produtividade;

• Teoria Clássica da Administração: foi desenvolvida por seguidores das ideias de Fayol. Preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional, com a departamentalização e com a adoção do processo administrativo para fortalecer as empresas. Procurava desenvolver os princípios gerais da administração para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades da empresa.

• Teoria das Relações Humanas: desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos, em função dos resultados da Experiência de Hawthorne que indicou a presença do fator humano na empresa. É uma abordagem preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal da empresa. Procurou dar um toque humanístico na administração, ate então focada exclusivamente em aspectos técnicos. A partir de 1960 esta escola ressurgiu com novas ideias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental, focada mais no comportamento global da empresa do que propriamente no comportamento individual das pessoas ou de grupos sociais tomados isoladamente.

• Teoria Estruturalista: desenvolvida a partir da década de 1950 no sentido de tentar integrar todas as teorias das diferentes escolas já mencionadas. Ate então a administração era tratada de maneira restrita e limitada. A Escola Estruturalista teve inicio com a teoria da Burocracia desenvolvida por Max Weber e trouxe uma abordagem mais abrangente da administração. Foi desenvolvida por sociólogos organizacionais que se preocuparam em analisar as organizações do ponto de vista de sua estrutura;

• Teoria de Sistema: desenvolvida a partir da década 1970. Passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interação com o meio ambiente que a envolve. Seu mérito foi tratar a empresa como um todo abrangente composto de subsistemas intimamente relacionados e em intercambio com o seu mundo exterior;

• Teoria da Contingência: desenvolvida no final da década de 1970 graças à influência abrangente da teoria de sistemas. Para essa teoria, a empresa e sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo que as circunda. As mudanças ambientais provocam mudanças na estrutura e na dinâmica das empresas e vice-versa. À medida que o meio ambiente muda, a empresa e sua administração precisam também mudar para se ajustar continuamente. Isto significa que em administração tudo é relativo e nada é absoluto. Se o ambiente é dinâmico e competitivo a empresa também precisa sê-lo. Para a Teoria da Contigência tudo o que ocorre na empresa depende da situação e do ambiente externo. O entorno – na forma de mercados, sociedade, governo, clientes, fornecedores, concorrentes – traz oportunidades e facilidades, bem como, ameaças e restrições à empresa. Esta precisa saber prontamente aproveitar as oportunidades e facilidades de negócios e desvencilhar–se das ameaças, restrições e contingências que surgem pela frente;

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

3.1 AUTORES

• Professor José Manoel da Costa, define Patrimônio como conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

• Professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com