TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Funções administrativas 4

2.1.1 Principais teóricos e suas idéias 4

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo 8

2.2 PatrimÔnio 9

2.2.1 Conceitos 9

2.2.2 Fontes de recursos 10

2.2.2.1 Conceitos 10

2.3 Análise de mercado 10

2.4 DEMANDA, oferta e equilíbrio de mercado 11

2.5 Estruturas de mercado 12

2.6 Contabilidade Social 14

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado de forma simples e básica com o intuito de contribuir com uma pequena parcela do que abrange o mundo empresarial, sua evolução, suas técnicas, como se comportam, como são os seus processos, enfim, bases importantes para a aplicação empresarial.

Na primeira parte veremos os principais teóricos das funções administrativas, e o quão foram de suma importância para o crescimento e o desenvolvimento das empresas, que utilizam suas idéias até os dias de hoje. Logo após, serão abordados temas de estudos contábeis; Patrimônio, Fontes de recursos e os seus principais conceitos; Também serão abordados temas de estudos econômicos, a análise, demanda e oferta de mercado, bem como sua estrutura. E por fim, envolvendo tudo isso, um pouco de como a Contabilidade Social é importante e contribui para o bom andamento e desenvolvimento das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1.1 Principais teóricos e suas idéias

Os principais teóricos dessa abordagem foram sem dúvida Taylor, Ford e Fayol. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre esses ousados e inovadores teóricos:

O americano Frederick Winslow Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria científica sobre administração. Na época em que Taylor desenvolveu sua teoria, a principal preocupação era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que utilizava as máquinas como principal diferencial. Taylor acreditava no aumento da produtividade como ferramenta para melhorar a vida das empresas e, consequentemente, dos funcionários, pois com a produção elevada os funcionários também teriam salários maiores.

Outro importante ganho trazido pelo novo modelo de produção era a padronização, que garantia que todas as peças saíssem com o mesmo padrão e também era possível racionalizar o trabalho dos funcionários, o que, acreditava Taylor, reduzia os esforços físicos. Com a preocupação na racionalização das tarefas e na eliminação de desperdícios e perdas, ele realizou seus estudos dando ênfase na análise e divisão do trabalho dos operários com objetivo de melhorar a produtividade.

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

As novidades teóricas propostas por Taylor podem ser resumidas em seus quatro princípios da administração científica:

Estabelecer uma ciência da produção;

Treinar e selecionar trabalhadores;

Aplicar essa ciência para tarefas operativas;

Construir um sistema de cooperação entre trabalhadores e gerência para alcançar os objetivos.

Embora recebesse muitas críticas, como a ignorância de fatores sociais; autoritarismo; exploração dos trabalhadores; ainda hoje podemos observar as suas contribuições exercendo influência em diversos tipos de organizações, principalmente aquelas em que é necessária a padronização das atividades.

A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada e é sem dúvida alguma a precursora da teoria administrativa. Contribuíram para o desenvolvimento da administração científica: Frank e Lilian Gilbert que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os doze princípios da eficiência; Morris Cooke que estendeu a aplicação da administração científica à educação e às administrações públicas;

A influência da teoria de Frederick Taylor chegou a níveis incríveis. Henry Ford seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação da administração científica e revolucionou a indústria automobilística em sua fábrica, criada para produzir o modelo -T, um automóvel criado para se tornar o carro mais popular da época com preço acessível.

A idéia de Ford era fazer uma produção em massa com uma linha de montagem para garantir a qualidade e reduzir custos. Sua contribuição pode ser vista como um aperfeiçoamento da proposta da divisão de tarefas, a redução máxima do escopo das tarefas desenvolvidas pelos operários, e o emprego de peças padronizadas, intercambiáveis, representando o modelo de produção por ele adotado.

Assim, a administração científica ganhou espaço para sua aplicação aliada a três princípios básicos adotados por Ford:

Princípio da intensificação: diminuir o tempo de permanência da matéria-prima e dos equipamentos com cada empregado.

Princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com