TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  5.729 Palavras (23 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTEXTO EMPRESARIAL ..................................................................................4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVA 5

2.1.1 Funções administrativa .......................................................................................5

2.1.2 Planejamento ......................................................................................................5

2.1.3 Organização 6

2.1.4 Direção 6

2.1.5 Controle 7

2.2 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 7

2.3 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 8

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 10

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS ................................................................. 11

4.1 Capital social .......................................................................................................11

4.2 Capital de terceiros 12

5 ANÁLISE DE MERCADO ......................................................................................13

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO .........................................14

7 ESTRUTURAS DE MERCADO .............................................................................15

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ...............................................................................18

9 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS .........................................................................................................20

1 INTRODUÇÃO

As transformações mundiais ocorridas no século XX foram marcadas por grandes acontecimentos na política, na sociedade e na cultura. Com a revolução industrial, o surgimento da máquina a vapor, as indústrias tiveram profundas e rápidas mudanças. A administração passou a ser estudada como ciência, os conceitos das funções administrativas criados por Fayol que foi uma contrapartida para Taylor, ainda são vistos nos dias atuais, porem com uma visão mais aberta, mais ampla, focada para o futuro.

Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informações favoreceu ainda mais á esse desenvolvimento. A competitividade no mercado de trabalho, fez com que as empresas buscassem uma posição adequada e satisfatória para sua sobrevivência.

Desta forma também o patrimônio das entidades passou a ser o objeto de estudo da contabilidade. Sabemos que toda empresa necessita de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, onde os recursos podem ser internos e externos.

A análise de mercado ocorre o relacionamento entre as empresas e as famílias. O funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço se apresenta sob diferentes estruturas de mercado.

Com isto, surge a contabilidade social com o propósito de contribuir com a prosperidade das entidades, transformando as informações contábeis, econômicas, sociais e ambientais essenciais para as tomadas de decisões.

2 CONTEXTO EMPRESÁRIAL

As últimas décadas do século XX foram marcadas por transformações profundas em todo o mundo, estimuladas em grandes medidas pela democratização dos regimes políticos, pela abertura de fronteiras comerciais e por um desenvolvimento tecnológico muito grande, onde as tendências para as convergências de gostos, de normas, de comportamento, de expectativas, de padrões de qualidade e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as organizações e empresas independentes do nível em que operam (ALMEIDA, 2001).

As empresas, segundo Sá (2001), tiveram que se adaptarem as novas mudanças de cultura organizacional que surgiu como uma tentativa de respostas diante dos problemas que enfrentavam e que precisavam de uma revitalização para fazer frente aos novos desafios, pois as empresas em que a visão de futuro é o acaso, a missão não é determinada, portanto pouco adianta falar em evolução e desenvolvimento, dificilmente perceberão que estes precedem a tecnologia.

Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informação fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, potencializando os processos de tratamento, disseminação e informações (CHER, 1991).

O aumento significativo dos fluxos organizacionais facilitados pela tecnologia inovadora tornou a dimensão das atividades empresariais, uma das principais preocupações de gestores, sabendo que as mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas. De acordo com Koetz (2013), o mercado altamente competitivo as empresas investem em qualidade e novidade, tentando tornarem-se eficientes e eficazes, adquirindo cada vez mais conhecimento, se especializando e utilizando recursos para desenvolver e fornecer produtos e serviços com o objetivo de agradar aos clientes que são alvos das suas atenções, também as mesmas usa de estratégias, sabendo que neste mercado competitivo e dinâmico, não conseguem sobreviver por muito tempo caso não tenham bem definidas as estratégias e o caminho que pretendem percorrer, porque para alcançar seus

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Segundo Kwasnicka (1981), para que possamos atuar em uma empresa buscando melhorias dos processos, com o objetivo final de atender nossos clientes, é preciso conhecer a empresa, como é estruturada e como são definidas as responsabilidades de cada área, por isso estudamos agora alguns conceitos de funções administrativas.

2.1.1 Função administrativa

De acordo com Chiavenato (1995), as funções administrativas são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e, ou esperados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com