TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO DO SECTOR DA FEEVALE

Trabalho acadêmico: CONTEXTUALIZAÇÃO DO SECTOR DA FEEVALE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEEVALE

RELATÓRIO PERIÓDICO DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: UNIVERSIDADE FEEVALE

Novo Hamburgo

2014

RELATÓRIO PERIÓDICO DE PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: UNIVERSIDADE FEEVALE

Universidade Feevale

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

Curso de Administração

Relatório de Prática Profissional I

Professora Orientadora: Me. Renata Gheno

Novo Hamburgo, setembro de 2014.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HISTÓRICO DA EMPRESA 5

3 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR ATENDIMENTO FEEVALE 6

3.1 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO 6

3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRINCIPAIS 7

3.2.1 Atividade Achados e Perdidos 7

3.2.2 Atividade Cartões Feevale 9

3.2.3 Atividade Classificados Feevale 10

4 CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR ATENDIMENTO FEEVALE 11

4.1 ORGANOGRAMA E DINÂMICA ORGANIZACIONAL 11

4.2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 13

4.3 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO SETOR 16

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar m estudo realizado no setor de Atendimento da Universidade Feevale, instituição de ensino, localizada em Novo Hamburgo, que é mantida pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo – ASPEUR.

O setor estudado tem como intuito, demonstrar a valorização que se tem em alocar diversas atividades da Instituição em um único espaço, facilitando o acesso de todos, além de colaborar na agilização dos processos de outros setores, em função de haver prestação de serviço para os mesmos.

A metodologia para realização do trabalho foram conversas informais com os supervisores e coordenador do setor. Para a descrição das atividades, ocorreram conversas informais, com os supervisores e alguns colaboradores do Atendimento Feevale. Houve também, observação através da vivência dentro do setor. Já para apresentar as teorias abordadas, foram fundamentadas com pesquisas bibliográficas.

Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de: livros revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, boletins, monografias, dissertações, teses material cartográfico, Internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 68).

O principal objetivo do trabalho é de que sua elaboração seja com base nos conhecimentos já adquiridos do curso de Administração, além da importância de se realizar uma comparação entre a teoria e a prática no setor. Além disto, busca-se verificar a utilização das teorias, a fim de atingir melhores resultados, proporcionando ainda uma visão mais ampla da empresa aprendida.

O relatório desta Prática Profissional I apresenta o histórico da empresa, onde é descrita sua caracterização, com informações desde sua fundação até seu desenvolvimento, após, contextualiza-se o setor escolhido, mencionando o aspecto organizacional e de gestão, bem como as atividades selecionadas, os procedimentos e os resultados esperados. Logo após, realizou-se verificações relativas às principais Variáveis de Teoria Geral da Administração para com o setor estudado, e também foi relacionado como as teorias influenciam na prática, envolvendo habilidades e competência administrativas.

2 HISTÓRICO DA EMPRESA

No dia 5 de abril de 2010 a Feevale teve uma das maiores, se não a maior, conquista da sua história. Foi publicada, no Diário Oficial da União, uma portaria do Ministério da Educação, credenciando o Centro Universitário Feevale com universidade. Este momento foi o coroamento de uma luta intensa, que teve inicio em 1969, quando um grupo de pessoas se reuniu para buscar o atendimento de uma demanda da comunidade da região.

A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR é a mantenedora da Universidade Feevale. Foi fundada em 28 de julho de 1969, é uma entidade comunitária, sem fins lucrativos, constituída pela comunidade regional, que vem administrando a Instituição há mais de 40 anos.

A ASPEUR é constituída por um Conselho de Administração, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, integrados por diversos empresários da região. Um de seus maiores objetivos é o desenvolvimento regional nas dimensões educacional, cultural, tecnológica, social e econômica. Atualmente a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale) tem cursos nas mais diversas áreas de ensino como graduação, especialização, MBA, Mestrado, Doutorado e extensão, e ainda mantém uma Escola de Aplicação, que oferece educação básica e profissionalizante.

A missão da Feevale: "Promover a produção do conhecimento, a formação dos indivíduos e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade".

A Feevale tem como visão: "Ser uma universidade reconhecida pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com