TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SECTOR ESTATUTO

Resenha: MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO SECTOR ESTATUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Resenha  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

“MOTIVAÇÃO DOSB RECURSOS HUMANOS NO SETOR PÚBLICO: Um estudo de caso sob dois ângulos teóricos” (REAd, 2003,18 páginas), de Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D. Sc. e Alcindo Arcenio Pinheiro Gomes, traz um estudo detalhado com a finalidade de mostrar a importância que a motivação e satisfação têm nas organizações públicas. Podemos analisar que os autores referem-se à motivação e satisfação como ferramentas propulsoras que contribuem para a realização de um determinado objetivo.Com ênfase no recursos humano, é diagnosticado a situação em uma organização federal , com uma determinada categoria. Através de pesquisa, com bases em diversas teorias, são levantados dados que podem ajudar na solução de vários problemas no setor público.

A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e auto identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).

As necessidades humanas acompanham a ordem a seguir: necessidades fisiológicas - segurança - social - estima – auto realização. Desta forma, a necessidade de segurança dos colaboradores somente se manifestaria e se tornaria o centro organizador do seu comportamento depois que as necessidades fisiológicas estivessem satisfeitas, o mesmo acontecendo com a necessidade de estima em relação à social, e assim sucessivamente.

Maslow (2000, p.105) ainda complementa dizendo que “as necessidades vão se tornando mais sofisticadas à medida que mudamos de nível”. Na hierarquia das necessidades, quer seja membro de uma tribo primitiva, ou de classes sociais distintas, nunca se estará inteiramente satisfeito com as coisas essenciais que já se possui. A necessidade de ganhar dinheiro, com certeza, é um deles. Porém, em determinados casos, como no funcionalismo público onde o salário é fixo, existem outros fatores, como benefícios e o senso de realização que devem ser considerados. Com vista nestas dificuldades, vários autores criaram teorias motivacionais, como as apresentadas neste artigo, que abordam a motivação dos funcionários a partir de perspectivas diferentes.

Morgan (1996) sugere as seguintes medidas a serem usadas pelas empresas para atingirem a motivação de seus colaboradores:

1. Auto realização; estimulo ao completo comprometimento, o trabalho como dimensão importante na vida do empregado;

2. Auto estima: cargos que permitam realização, autonomia, e responsabilidade, trabalho que valoriza a identidade;

3. Sociais: estímulos á interação com os colegas no trabalho, possibilidade de atividades sociais e esportivas, e reuniões sociais que ocorram fora da organização;

4. Segurança: segurosaúde e planos de aposentadoria, segurança no trabalho,estabelecimento e divulgação do plano de carreira;5. Fisiológicos: salário e benefício; segurança e condições agradáveis no trabalho.

Frederick Herzberg que também realizou um postulado sobre a Teoria Motivação-Higiene, que tratava de comportamentos humanos e as atitudes no trabalho avaliando sobre o aumento da produtividade, em relação ao funcionário motivado, diminuição do absenteísmo e melhores relações no ambiente da organização, baseado nestes ideais haveria a compreensão que elevam o moral trazendo a alegria com a auto realização.

Herzberg apud Stoner e Freeman (1995, p.326) chegou à premissa de que “os fatores responsáveis pela satisfação são em geral desligados e distintos dos fatores da satisfação profissional”. A expressão higiene serve exatamente para identificar o seu caráter preventivo e mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação. Ninguém trabalha com mais esmero, porque uma empresa decide incluir, por exemplo, um plano odontológico como benefício extra . Entretanto, há necessidade de se ter este plano, pois as pessoas precisam estar saudáveis, a falta dele gera insatisfação por parte dos servidores.

A pesquisa realiza no artigo, traduz muito bem a situação do servidor público. Existem diversos servidores com muita vontade de contribuir para o bom funcionamento da máquina pública no Brasil, eles precisa é de melhorias nas instalações, um bom ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com