TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto para a implementação do SECTOR FOCUS de recursos humanos em uma empresa privada

Projeto de pesquisa: O projeto para a implementação do SECTOR FOCUS de recursos humanos em uma empresa privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

MARKETING

2º SEMESTRE

ANDRÉ SENA CUNHA RA 9978022048

MICHELSON PORTELA RA 430395

RONIELSON DA SILVA RABELLO RA 7928683300

PAULO DO CARMO PEREIRA RA 44073

REYNALDO PASCHOAL RA 433433

STELIO NAZARENO ALMEIDA DO ROSÁRIO RA 7984730093

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROFESSOR-TUTOR EAD (Luís Carlos de Melo Vieira)

PROFESSOR-TUTOR EAD (INSERIR NOME COMPLETO)

ANANINDEUA/PA

2013

ALUNO: ANDRÉ SENA CUNHA RA 9978022048

ANANINDEUA/PA

2013

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar diretrizes básicas para a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a ISO 14001 em uma empresa do ramo de construção civil, tema central desta pesquisa. Os dados foram colhidos e analisados sobre o ponto de vista científico, bibliográfico e prático. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa descritiva (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes secundárias), o estudo foi feito com representante da empresa, onde o mesmo respondeu algumas questões aplicadas. Após obtenção das respostas e análises dos dados apresentados aqui, mostrou-se a importância de um sistema de gestão ambiental, suas vantagens e num cenário futuro de certificação. A elaboração deste artigo justificou-se em mostrar a importância de um SGA em uma empresa frente ao atual cenário de desenvolvimento e expansão de construção civil em Belém.

SUMÁRIO

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 5

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 6

LEVANTAMENTO DE CAMPO 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio ambiente tornou-se uma tendência mundial que é irreversível. Ao longo de várias décadas de desenvolvimento industrial sem os cuidados com o meio ambiente, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, o qual condiciona o crescimento econômico e a geração de riquezas para a preservação do meio ambiente através do uso dos recursos naturais, com o intuito de garantir as condições de vida adequadas para as gerações atuais e principalmente as futuras.

A conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, contribuiu para consolidar o conceito de Desenvolvimento Sustentável e estabelecer as diretrizes para o tratamento do tema ambiental nas próximas décadas, através da cooperação entre os Estados, os diversos setores da sociedade e a população de maneira geral.

A agenda 21, um “documento-programa” de ação que visa por em prática as declarações firmadas na conferência das Nações Unidas, propõe a redução da quantidade de energia e de materiais utilizados na produção de bens e serviços, a disseminação de tecnologias ambientais e a promoção de pesquisas que visem o desenvolvimento de novas fontes de energia e de recursos naturais renováveis.

Adotando a Norma ISO 14001 (1996), organizações de todos os tipos assumem estarem cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente, levando em consideração a política e seus objetivos ambientais.

A existência de uma SGA numa empresa geralmente conduz a melhoria em desempenho ambiental. A natureza de uma organização determina que, quando uma questão é levada à administração, deverá ser tratada de forma sistemática e positiva. Quando metas e objetivos são estabelecidos dentro do sistema administrativo, e pessoas e organização são avaliadas por completo para verificar se esses objetivos e metas foram alcançados, o resultado é uma melhoria (HARRINGTON, 2001).

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

METODOLOGIA:

Segundo Marconi e Lakatos (2006), toda pesquisa implica levantamento de dados de várias fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas, e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a indireta. A primeira constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. Ambas se utilizam das técnicas de observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e atitudes técnicas mercadológicas). A segunda serve-se de fontes de dados coletados por outras pessoas, podendo constituir-se de material já elaborado ou não.

Serviu como base a elaboração do presente trabalho, a empresa WA Arquitetura e Construções Ltda, uma empresa do ramo de construção civil na região metropolitana de Belém.

Para a obtenção de dados referentes à empresa, foi elaborado o seguinte check-list:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com