TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DA EMPRESA

Dissertações: CRIAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

1.1 Problematização

A organização contábil e financeira é fundamental para o controle e administração dos gastos empresariais, bem como para o planejamento e auxílio no processo decisório. Sendo assim, faz-se necessário um estudo sobre a viabilidade dos negócios, sobre a captação dos recursos e um planejamento para que a empresa honre com seus compromissos e consiga aplicá-los de forma adequada, ou racional. Ter conhecimento do produto, dos gastos, investimentos e recursos envolvidos para desenvolvimento deste projeto é fundamental. A realização dos registros contábeis permitirá a verificação dos valores previstos e dos valores realizados, possibilitando a análise crítica, quais foram os acertos e falhas.

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

a) Aplicar o orçamento;

b) escriturar a contabilidade, propiciando troca de informação; e

c) realizar controle de fluxo de caixa , como compra de mercadorias , controle de estoque e venda, bem como análise crítica dos recursos gastos.

1.2.2 Específicos

a) Levantar as despesas fixas e variáveis;

b) organizar o orçamento empresarial;

c) definir forma de captação dos recursos para cobrir os gastos e atingir as metas; e

d) Desenvolver a demonstração de resultado e o balanço patrimonial no período analisado.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Orçamento Empresarial

O orçamento empresarial segundo Fábio Frezatti (2006, p.44) “é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício.” Esse planejamento deve estar de acordo com as metas e compromissos dos gestores, é mais do que uma simples estimativa. Esse possibilita uma avaliação tanto do desempenho da empresa quanto dos setores internos e seus diretores.

De uma forma geral, o orçamento é uma das ferramentas fundamentais dos gestores. Por exemplo, quando os compromissos não são definidos no plano estratégico, eles são estabelecidos na montagem do orçamento empresarial. De acordo com Frezatti (2006, p.45), o orçamento de uma empresa industrial deve ser elaborado levando-se em conta a seguinte sequência de etapas:

- Princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento;

- Plano de marketing;

- Plano de suprimentos, produção e estocagem (PSPE);

- Plano de investimentos no ativo permanente;

- Plano de recursos humanos;

- Plano financeiro.

O orçamento permite identificar quais as ações que devem ser iniciadas e quais as possíveis decisões que devem ser tomadas. Por isso pode ser considerado uma das principais formas de organização da empresa. Possibilitando um bom andamento organizacional e estabilidade financeira.

2.2- Custos

Contabilidade de Custos - “Ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento”.

A contabilidade de custos é a apuração dos custos dos produtos vendidos.

Definição de custos- é todo o gasto realizado para se chegar ao produto final.

2.2.1 Classificação e nomenclaturas de custos

2.2.1.1 Os custos em relação ao produto são determinados diretos e indiretos.

Custos Diretos: sabemos aonde gastou, ou seja, podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, pois há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação. Os custos diretos são aqueles que podem ser apropriados diretamente a uma função de acumulação de custos, seja esta função um produto, um serviço, uma ordem de produção, um centro de custo, uma atividade ou um órgão da empresa.

Custos indiretos: são custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos. O parâmetro usado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio. Os custos que estão relacionados a um determinado objeto de custo, mas que não poder ser identificados com este de maneira economicamente viável.

2.2.1.2 Os custos em relação a produção são determinados fixos e variáveis:

Custos Fixos: são aqueles cujos valores são os mesmo quaisquer que seja o volume de produção da empresa. Portando os custos fixos são fixos em relação ao nível de produção. São custos de estrutura da empresa, que não guardam qualquer relação com o volume de atividade.

Custos Variáveis: são aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa, ou seja, quanto maior a produção, maior será o consumo; quanto menos a produção, menos será o consumo.

Já as despesas são todos os gastos realizados para o funcionamento da empresa, independentemente da produção. Também são classificadas como fixas e variáveis tudo em relação a quantidade de produtos que são comercializados. As despesas Administrativas e Financeiras serão sempre classificadas como despesas fixas.

Para MARTINS, Custo é o gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Por sua vez é também um investimento já que o custo fica ativado ate sua venda. Basta definir em que momento o produto esta pronto para venda, até ai é custo, depois se torna despesa.

Os Custos podem ser Diretos ou Indiretos em relação ao custo e o produto feito: diretos são objetivos e diretamente apropriados ao produto feito, já os indiretos, precisam de esquemas especiais para a locação, tais com base de rateio, estimativas, etc.

Custos Fixos e Variáveis são de classificação que não levam em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo num período e o volume de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com