TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo De Capital E Custo De Oportunidade

Artigo: Custo De Capital E Custo De Oportunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 4

Custo de Capital e Custo de Oportunidade

Custo de capital é estabelecido pelas condições com que a empresa obtém seus recursos financeiros no mercado de capital, sendo assimdeterminado por uma média dos custos de oportunidade do capital próprio e capital de terceiros, ponderados pelas respectivas proporções utilizadas de capital, e líquidos do imposto de renda.

Uma empresa representa as expectativas mínimas de remuneração das diversas fontes de financiamento divulgando suas operações. Para toda decisão financeira, pode ser entendido como o retorno médio exigido para toda a empresa, usado como uma medida de avaliação da atratividade econômica de um investimento, de referência para a análise de desempenho e viabilidade operacional, e de definição de uma estrutura ótima de capital.

Custo de oportunidade foi usualmente utilizado na história da Humanidade antes mesmo de ser estabelecido na teoria, está relacionado com os conflitos das escolhas de uma alternativa de ação dentre as possibilidades de ações existentes. Neste sentido, alguns autores sugerem o uso do custeio total como proxio custo de oportunidade na alocação de recursos. Utilizando-se duas abordagens tradicionais:

Abordagem econômica: os agentes econômicos orientam suas decisões baseados na premissa da otimização e suportados pelas hipóteses da racionalidade objetiva e da liberdade de ação individual. Ou seja, se os indivíduos são livres para agir, é lógico supor que procurem escolher aquilo que lhes proporcione a máxima satisfação. Este princípio é descrito por Miller (1981, p. 4) como modelo de comportamento racional, em que as alternativas de ação de uma decisão são avaliadas de forma sistemática e coerente, e aescolha da melhor opção tem como fronteiras as limitações do mundo real.

Portanto, para a teoria econômica, o custo de oportunidade ou custo da oportunidade desperdiçada surge quando o tomador de decisão opta por uma determinada alternativa de ação em detrimento de outras viáveis e mutuamente exclusivas, representando, assim, o benefício que foi desprezado ao escolher uma determinada alternativa em detrimento de outros.

Abordagem contábil: tem recebido considerável atenção, principalmente, no que se refere à sua aplicabilidade na gestãoempresarial, cujo enfoque pragmático passou a ganhar destaque. Verifica-se uma preocupação crescente com a qualidade de suas informações, e esta qualidade só pode ser aprimorada àmedida que sejam desenvolvidos melhores critérios de avaliação do patrimônio e do resultado das entidades, através de uma adequada mensuração dos eventos econômicos.

Conforme observa Martins (1987, p. 237), o conceito de custo de oportunidade trata-se de um conceito costumeiramente chamado de econômico e não contábil, o que em si explica, mas não justifica a sua não utilização na Contabilidade Geral ou de Custos.

Questões

1. Fazer uma analise de sensibilidade sobre o investimento, considerando que os fluxos de caixa do projeto X sejam $70.000 para os três primeiros anos e $130.000 para os dois últimos anos. O projeto Z tem fluxos esperados de $180.00 para os três primeiros anos e de $130.00 para os dois últimos anos. Qual projeto é o mais arriscado se a taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com